quarta-feira, 19 de outubro de 2011

evento - A Sétima arte em forma de brincadeira


A Sétima arte em forma de brincadeira A oficina infantil “Meu Primeiro Cinema” acontece na CAIXA Cultural





A CAIXA Cultural traz para Curitiba a oficina infantil “Meu Primeiro Cinema”, de 25 a 27 de outubro. O projeto busca aproximar a sétima arte do mundo das crianças, apresentando os principais personagens do cinema e a linguagem cinematográfica de forma lúdica.



Por meio de brinquedos e brincadeiras, os idealizadores Luis Carlos Pavan, pesquisador de cinema e músico, e Careimi Ludwig Assmann, mestre em Comunicação e Semiótica e fotógrafa, apresentam um breve panorama sobre a história do cinema. Os participantes vão montar as cenas, conhecer histórias curiosas sobre o cinema, construir um cinema de bolso (chamado de flipbook), entre outras atividades.



Com duração de três horas, a oficina conta com 30 vagas para crianças de 8 a 15 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. Os interessados podem se inscrever no horário da manhã (das 9h às 12h) ou da tarde (das 14h às 17h).



A origem da oficina:

Desde a descoberta do cinematógrafo, são produzidas séries de imagens fotográficas montadas, narrando fatos reais ou materializando universos e idéias, só antes imaginadas na pintada e na escrita. Essa invenção aconteceu em um momento de mudança no jeito de viver em sociedade, contribuindo para mudar a forma de lidar com o trabalho, com o corpo, e com o cotidiano.



Como eram as primeiras sessões de filmes? Como eram feitos esses filmes? Quem são alguns dos personagens importantes da história do cinema? E o cinema, por que o fazemos? Pavan e Careimi querem responder essas questões, conectando o conteúdo, forma e sentido das imagens com a história da linguagem do cinema, aprofundando sua a relação com a vida das pessoas.



Os idealizadores:

Luis Carlos Pavan, músico de formação clássica no violão, vivenciou o cineclubismo paulistano trabalhando nos Cineclubes Bexiga e Oscarito como divulgador e programador. Desde 1997 desenvolve trabalhos de pesquisa e composição de trilhas sonoras, organizando mostras de cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo. Desenvolve também oficinas sobre a história e a produção de cinema.



Careimi Ludwig Assmann é bióloga pela Unesp de Rio Claro (SP) e mestre em comunicação e Semiótica pela PUC(SP). Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre as conexões entre cinema, ciência, meio ambiente e educação. Desde 1997 atua como narradora de filmes mudos e produtora cultural. Fotógrafa desde 1992, mais recentemente aprofundou seu conhecimento na área no International Center of Photography (New York).



Serviço:



Oficina infantil de cinema: “Meu Primeiro Cinema”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: De 25 a 27 de outubro

Horário: de terça a quinta das 09h às 12h ou das 14h às 17h

Inscrições: Gratuitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br

Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Público-alvo: Crianças de 08 a 15 anos

Vagas: 30

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: