quarta-feira, 19 de outubro de 2011

evento - dança - Até 16/11 DANÇA - ÁREA REESCRITA DE J.GAR.CIA


Espetáculo de Dança ÁREA REESCRITA Até 16 de novembro no CCRV Todas as segundas, terças e quartas-feiras








ÁREA REESCRITA foi criado pelo bailarino e coreógrafo Jorge Garcia em 2010 para a sua companhia de dança contemporânea J.Gar.Cia.



O espetáculo estuda as possibilidades de diálogo com o entorno urbano e experimenta reescrever espaços e narrativas, tendo como proposta inicial a saída das salas de ensaio e a investigação da cidade. Instiga a sair da rotina, atravessar a rua, fazer outro caminho, pintar paredes, procurar outros ângulos. Enxergar as mesmas coisas de um modo diferente.



“Começamos a pesquisar sobre site–specific, lugares públicos e privados, artes plásticas, tivemos aulas de filosofia, com o objetivo de sair do lugar-comum, e nos jogamos literalmente na rua” lembra Jorge Garcia sobre o início da concepção do espetáculo. “Gosto e busco trabalhar com o elenco na forma de contribuição e não de direção unilateral”.



Com autonomia para dar vazão aos próprios movimentos e instintos, os integrantes da companhia realizaram ações em diferentes espaços urbanos, transformando a cidade e seus (re)cantos em cenários improvisados.





À natureza essencialmente efêmera das artes cênicas, juntaram-se o vídeo e a fotografia. Linguagens e suportes distintos se integraram ao projeto para registrar a espontaneidade da relação criador-público-ambiente.



O elenco da companhia se dividiu em equipes para as intervenções, produzindo e editando seus próprios vídeos. Ao todo, foram cinco filmes (Hotel 23, Rés Vés, Inverso, Nosotros e Ponto Móvel). Em cada um deles, os bailarinos se revezaram na direção, roteiro, fotografia, trilha, produção e atuação.



A estreia de ÁREA REESCRITA aconteceu em 2010. O espetáculo, que já se moldou ao grande porão do Centro Cultural São Paulo e ao palco do Teatro Oficina, foi mais uma vez contemplado pelo Programa de Fomento à Dança (10º edital) e vai reescrever o espaço do Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena. Sobre o espetáculo no Centro Cultural Rio Verde

No Centro Cultural Rio Verde, ÁREA REESCRITA utilizará 3 espaços distintos: um beco, a área central, que lembra uma praça do interior e um ambiente incógnita.



Um Vídeo-Carro estará estacionado na porta do CCRV apresentando os vídeos feitos na pesquisa inicial do trabalho, com acréscimo de dois pequenos clipes dos espetáculos feitos no Teatro Oficina e CCSP, para que o público tenha um entendimento maior do que é “reescrever um espaço” e de como estamos fazendo o processo. Para acompanhar, o público encontrará taças de vinhos que serão vendidos na rua.



“O Beco, que fica ao lado do espaço, todo grafitado e com uma grande profundidade, será utilizado pelos bailarinos, que irão correr, pular, subir nos muros e trabalhar numa sintonia de grupo em uma pesquisa que fazemos denominada de “caleidoscópio” , revela Garcia sobre o início do espetáculo, que irá utilizar uma janela para que o elenco, e também o público, entrem no CCRV.



A praça, com bar, coreto, plantas e lago com peixes, que fazem parte do cenário do espaço, será utilizada para que a Cia trabalhe com duos, sequencias coreográficas e alguns motivos teatrais.



O terceiro, e último ambiente, é uma incógnita, pois está em construção. “Para nós, é um grande desafio, pois teremos de estar abertos a propostas diferentes. Claro que o espírito e a atmosfera do lugar estarão lá , mas como dispor de luz, cenário...? Estamos trabalhando e desenvolvendo trabalhos com projeção ao vivo e com imagens pré-gravadas, para mostrar ao público como o trabalho está sendo construído junto com o espaço”, completa Jorge Garcia.



Serviço

ÁREA REESCRITA

Espetáculo da companhia de dança contemporânea J.Gar.Cia .

Diretor e Coreógrafo – Jorge Garcia

Elenco – Amanda Raimundo, Cristiano Bacelar, Édson Fernandes, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Lina Gomez, Martina Sarantopoulos, Natália Mendonça, Natasha Vergílio, Patrícia Bergantin e Suzana Ruiz.

Temporada: de 3 de outubro a 16 de novembro

Espetáculos as segundas, terças e quartas-feiras

Horário: 20h

(Obs: horários sujeitos a alterações, conforme programação da casa)

Duração: 70 minutos

Recomendação: 18 anos

Capacidade:

Ingressos: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)

Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo

Aceita os cartões de crédito ou débito Mastercard e Visa

Local: Centro Cultural Rio Verde

Rua Belmiro Braga, 181 - Vila Madalena

http://www.centroculturalrioverde.com.br

Estreou em 2010



Ficha Técnica
Temporada no Centro Cultural Rio Verde
Diretor e Coreógrafo – Jorge Garcia
Assistente de coreografia – Natália Mendonça
Elenco – Amanda Raimundo, Cristiano Bacelar, Édson Fernandes, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Lina Gomez, Martina Sarantopoulos, Natália Mendonça, Natasha Vergílio, Patrícia Bergantin, Suzana Ruiz

Cenografia – Ateliê La Tintota

Direção Musical e Trilha Sonora – Jorge Peña
Edição de Trilha Sonora – Henrique Lima

Design de Luz – Ari Buccioni

Design Gráfico – Sonaly Macedo

Figurino – consultoria de Carla Kubrusly

Produção Executiva – Cria da Casa Gestão Cultural [Cybelle Young e Priscila Wille]

Assistência p/ produção de campo – Michelle Karine Sun

Fotos do espetáculo – Silvia Machado
Assessoria de Imprensa – FlAvia Fusco Assessoria e Comunicação

Nenhum comentário: