segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Notícia - Ex-constituintes participam do lançamento da revista Perseu nº6






Com as presenças dos ex-deputados constituintes José Genoino e Olívio Dutra, a FPA promoveu o lançamento da revista Perseu nº6, durante o Congresso. Esta edição da Perseu traz documentos, fotos e artigos sobre a participação do PT na Constituinte.


Revista PERSEU n° 6: História, Memória e Política


Aos leitores chega o sexto número de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Quando lançamos o edital de chamada de textos para este número, sob o tema “República, Trabalhadores e Direitos Sociais na América Latina” não poderíamos supor a calorosa acolhida que ele recebeu por parte dos pesquisadores. O significativo número de contribuições de qualidade que chegou, nos proporcionou a convicção de que se consolida e solidifica o papel de PERSEU como espaço dedicado a pensar e a fazer a história do ponto do vista da esquerda e dos trabalhadores.

Assim, este sexto número de PERSEU, em seu Dossiê apresenta três textos. O primeiro traz uma reflexão sobre a importância do trabalhismo anterior a 1964, que combina a adesão à democracia com a luta pelas reformas estruturais, a mobilização de massas com a ação institucional. O segundo discute a experiência dos Cordones Industriales chilenos na época do governo da Unidade Popular (UP), sob a presidência de Salvador Allende, iluminando novas formas de atuação política dos trabalhadores. E o último deles discute o movimento comunitário urbano de favelas na cidade do Rio de Janeiro e suas transformações em meio ao processo de redemocratização do Brasil nos anos 1980. Ao Dossiê segue o usual conjunto documental e iconográfico – fundado no rico acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo, e publicado desde o seu primeiro número – e que neste número vem dedicado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à Constituinte, trazendo documentação que cobre o período de 1985 a 1988.



Nenhum comentário: