sexta-feira, 16 de setembro de 2011

midianews - Ação das autoridades com relação ao espectro: vital para o crescimento da banda larga móvel

2.5 GHZ e 700MHz constituindo elementos-chave para o desenvolvimento sócioeconômico do Brasil e América Latina, segundo o UMTS Forum

No evento Futurecom, realizado nesta semana, em São Paulo, o UMTS Forum sugeriu novas e urgentes ações para a disponibilização de espectro para apoiar a rápida expansão do uso de banda larga móvel no Brasil e na América Latina.

Em particular, a entidade que reúne os operadores de telecomunicações argumentou que, além do espectro em 2.5 GHz, cujo leilão já está previsto, os operadores da região podem beneficiar-se fortemente do acesso às frequências harmonizadas da faixa de 700MHz, o espectro do “dividendo digital” que será liberado com o desligamento da TV analógica.

Especificamente, o UMTS Forum tem incentivado ativamente as autoridades brasileiras e da América Latina a adotar o mais apropriado plano de banda para 700MHz a fim de facilitar a harmonização e promoção de economia de escala dos terminais e equipamentos. E para isto, a entidade, com base no seu recente estudo – o Relatório 44 (“Mobile Traffic Forecast 2010-2020”) - apoia, no tempo correto, a “disponibilidade de espectro harmonizado, quando possível em bases globais, com o objetivo de tornar possível o sonho da comunicação de 1Gbps para a média dos usuários” acrescentou. O relatório ressalta, também, a previsão de um incremento em nível global de 33 vezes do tráfego de banda larga móvel no período 2010-2020, e duas vezes maior que isso em países típicos da Europa Ocidental.

“Além de todos os esforços feitos até agora, ainda há a necessidade de harmonizar as novas bandas de frequência para impulsionar o crescimento econômico e a inclusão social proporcionados pela banda larga móvel”, disse o presidente do UMTS Forum , Jean-Pierre Bienaimé. “Para isso o UMTS Forum, com base no recente estudo feito pela entidade, irá apoiar a harmonização das grandes porções de espectros contíguos em novas faixas de frequência”, acrescentou.

Com a Copa do Mundo da FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016) no Brasil, dentro de apenas alguns anos, a demanda por serviços de banda larga móvel em todo o país deve atingir níveis recordes. Estes eventos de alto perfil certamente vão demonstrar que a banda larga móvel é um facilitador cada vez mais vital para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil” continuou Bienaimé. “Para participar plenamente das oportunidades globais oferecidas por redes de banda larga móvel 3G/4G é vital que o Brasil esteja alinhado com a evolução do espectro em outras regiões do mundo”.

Sobre o UMTS Forum

A banda larga móvel está mudando a maneira como o mundo se comunica. O UMTS Forum ajuda a todos os atores desta cadeia de valor a compreender a nova dinâmica e aproveitar as oportunidades de redes 3G/UMTS e LTE.

O UMTS Forum participa ativamente nos trabalhos da UIT, CE, ETSI, 3GPP e CEPT, bem como de outras organizações técnicas e comerciais a nível mundial. Também contribui para o oportuno licenciamento e na implantação da banda larga móvel em nível global através de um diálogo regular com os reguladores e em posicionamentos em consultas públicas.

A entidade suporta os interesses de seus membros com uma série de estudos, relatórios e outros trabalhos. As principais áreas focam tendências de mercado, os serviços de banda larga móvel e aplicações, mercados estratégicos, espectro e regulamentação, tecnologia e implementação. Também mantém uma forte participação em conferências, seminários e workshops, bem como reuniões periódicas com a mídia, analistas e outros interessados. A associação reúne todos os que têm interesse na banda larga móvel, incluindo operadores de rede, reguladores e os fabricantes de infraestrutura e equipamentos terminais.

Nenhum comentário: