quarta-feira, 21 de setembro de 2011

evento - musica - Roberto Menescal, Wanda Sá e o gupo vocal BeBossa lançam cd comemorando os 50 anos da música O Barquinho




A Galeria do Menescal e seu barquinho navegam em Brasília - 21 e 22 de setembro - Teatro da Caixa

Inspirado na Galeria Menescal, onde o próprio compositor morou por um período, que guarda boa parte da história de Copacabana e dos personagens da nascente Bossa Nova, 50 anos atrás, Roberto Menescal se uniu mais uma vez com a parceira Wanda Sá, que foi sua aluna de violão nos primórdios bossanovistas, e ao grupo vocal Bebossa e criou o espetáculo “A Galeria do Menescal”, que entra agora nas comemorações de 50 anos de criação da música mais famosa de Menescal e Ronaldo Boscoli; O Barquinho, que já soma mais de duas mil gravações em todo o mundo e em vários idiomas. O espetáculo estará nos dias 21 e 22 setembro, às 20h, no Teatro da Caixa, em Brasília, onde também será lançado o cd “A Galeria do Menescal”, editado pela Sala de Som Records (www.saladesom.com.br). No cd e no espetáculo a música O Barquinho é apresentada, segundo o próprio Menescal, na versão veleiro, mais leve, deslizante, em um arranjo do próprio Menescal e de Clarisse Assad (vocal).

A Galeria Menescal

Se a galeria Menescal pode ser considerada um dos primeiros shoppings do Brasil, com uma oferta grande de serviços, dos famosos kibes a consultórios médicos, o repertório de Roberto Menescal também é bem amplo, e vai além de O Barquinho (Menescal e Boscoli), Vagamente (da mesma dupla) e de Bye Bye Brasil (dele e de Chico Buarque). E é exatamente a riqueza deste repertório que o espetáculo tenta colocar a bordo.

Reconhecidamente, um dos principais compositores da Bossa Nova, Roberto Menescal é das figuras mais atuantes do movimento que ainda navega com desenvoltura pelos sete mares. Ele pode estar no palco com Leila Pinheiro, Andy Summer, Bossacucanova, Cris Delano ou Danilo Caymmi, entre outros contemporâneos ou não de tempos de Bossa Nova.

Como compositor, Menescal tem parcerias além de Boscoli e Chico Buarque, com Cateano Veloso, Costa Neto, Paulo Coelho, Paulo Feital, Nelson Motta, Paulinho Pinheiro, Carlos Lyra e até mesmo Carlos Drummond de Andrade.

Os primeiros espetáculos da Galeria do Menescal foram realizados em 2009.

No palco, Menescal, Wanda, o sexteto e dois violões. E, muita bossa.

A intenção é que em cena impere o prazer de navegar no repertório de Menescal.

As músicas são apresentadas em diversas formações: Menescal e Wanda ; apenas o Bebossa a capella, Wanda e o Bebossa, Menescal e o Bebossa e todos juntos.

O BeBossa é formado por Marcela Velon, Carol Assad, Marcela Mangabeira, Cauê Nardi, Matias Corrêa e Zeca Rodrigues (direção musical e arranjos).

Sobre o encontro

Aberto a novas possibilidades musicais, vide suas parcerias com Andy Summer, Bossa Cuca Nova e Leila Pinheiro, quando Menescal foi apresentado ao grupo vocal BeBossa, junto com o produtor Célio Albuquerque, percebeu que tal encontro poderia ser bastante produtivo. Chamou Wanda Sá, com quem regularmente se apresenta e, com o auxílio do líder e principal arranjador do grupo BeBossa, Zeca Rodrigues, montaram o espetáculo “A Galeria do Menescal”, que teve sua primeira apresentação no palco do Liceu Franco-Brasileiro, curiosamente um dos primeiros palcos da Bossa Nova, nos anos 60, onde até mesmo um iniciante Roberto Carlos (que na época queria ser João Gilberto) subiu ao palco.

A escolha do repertório foi a partir da identificação do grupo com cada música apresentada. Além do parceiro onipresente Boscoli, outros também marcam presença no cd, como Wanda Sá, Carlos Lyra, Paulo César Pinheiro, Chico Buarque, Paulo César Feital e os já citados Oswaldo Montenegro e Rosália de Souza.

O Cd

No repertório do cd, que é o resultado da uma série de espetáculos do octeto reunindo a obra do comandante do Barquinho desde 2009, há desde clássicos como “Vagamente”, “Telefone” e “Rio”, além da própria “O Barquinho”, frutos da parceria de Menescal com Boscoli, e canções menos conhecidas como Eu Canto meu Blues (Oswaldo Montenegro/ Roberto Menescal) e Agarradinhos ( Roberto Menescal e Rosália de Souza).

No cd, apenas Menescal, Wanda, o sexteto, uma guitarra e dois violões. E, muita bossa. A intenção é que em cena impere o prazer de navegar, num disco semi-acústico.

As músicas são apresentadas em diversas formações: apenas o Bebossa a capella, Wanda e o Bebossa, Menescal e o Bebossa e todos juntos.

O BeBossa é formado por Marcela Velon, Carol Assad, Marcela Mangabeira, Cauê Nardi, Matias Corrêa e Zeca Rodrigues (direção musical e arranjos).

Sobre a capa

A proposta gráfica da capa do cd, e do projeto gráfico em si, assinado com elegância pela Ilustrarte Design, foi revistar o visual marcante das capas criadas por César Villela para a gravadora Elenco, nos anos 1960. Na época eram lançados os primeiros discos de toda uma geração que viria a se tornar ícone da música popular brasileira.

Menescal estava entre eles, com LPs como A Bossa Nova de Roberto Menescal e seu conjunto e A Nova Bossa Nova de Roberto Menescal e seu conjunto, em meio a outros grandes artistas, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, João Gilberto, e muitos outros.

A partir de conceitos como minimalismo, elegância e modernidade, essas capas tornaram-se parte da nossa cultura visual, sendo frequentemente associadas à boa música. Na época, as técnicas de impressão eram inteiramente diferentes, havia outros processos e limitações envolvidos. Mas foi com essas limitações que, seguindo um partido bem simples – com uso do alto contraste pontuado por detalhes em vermelho e de tipografia forte e impactante –, César e a Elenco ajudaram a criar, talvez inadvertidamente, a imagem da própria Bossa Nova.

Foi com deferência a essa história e a essa obra que os artistas decidiram utilizar dos mesmos conceitos, traduzidos para a época atual, ao construir a identidade do projeto A galeria do Menescal.

Serviço – 21 e 22 de setembro – Teatro da Caixa - Brasília

Os shows começam sempre às 20h. Ingressos: R$ 20 reais.

Teatro da Caixa - SBS, Quadra 4, Lote 3/4, Edifício Anexo da Matriz da CAIXA)

Telefone (Recepção 3206-9448 e Bilheteria - 3206-6456)

Em tempo: No dia 24 de setembro o grupo vocal BeBossa se apresenta no Clube da Bossa na capital federal. Mas, sem Menescal e Wanda

http://www.youtube.com/watch?v=K-ztDSc2-LY

http://www.youtube.com/watch?v=ZKq_JGDS9IA

Nenhum comentário: