segunda-feira, 15 de agosto de 2011

evento - teatro - El Tititiritero de Banfield volta a Curitiba


El Tititiritero de Banfield volta a Curitiba para retrospectiva de 20 anos de trabalho no Teatro José Maria Santos

El Titiritero de Banfield é o nome como é mais conhecido o mestre da manipulação de bonecos, Sergio Mercurio. De 17 de agosto até 4 de setembro ele estará ocupando o palco do Teatro José Maria Santos, para apresentar uma retrospectiva dos seus trabalhos. Na temporada de três semanas estarão sendo apresesentados os espetáculos de bonecos voltados para o público jovem e adulto, que compõe a Trilogia El Titiritero de Banfield, o espetáculo Viejos, uma exposição com fotos e cartazes, e ainda a exibição do Filme da Rainha, longa metragem que Mercurio dirigiu sobre a artista de rua curitibana Efigênia Rolin.

Há cerca de 20 anos Sergio Mercurio viu um cartaz na rua que procurava jovens com espírito aventureiro, com alguma habilidade artística para fazer uma jornada à cavalo da Patagonia até o Alasca. Sergio se identificou de imediato com a proposta, uma vez que vinha de encontro com sua vontade de viajar pelo mundo. Ligou para o telefone e marcou um encontro com o organizador da jornada em um bar. Lá chegando, foi questionado de suas habilidades artísticas e disse:” ...eu toco um pouco de piano...”. Como respostas o organizador da viagem argumentou que isto não adiantava, pois não teriam como levar um piano e a ideia era que se apresentassem onde parassem, para levantar recursos para a expedição. “Você não faz mais nada?", indagou então o organizador. Foi quando Sergio tirou Bobi, seu principal personagem de uma bolsa, e começou a manipulá-lo perante os frequentadores do bar. O cara então concordou: “isso sim podemos usar!”

Deste encontro surgiram outros, com o grupo crescendo e discutindo como seria a viagem e como se apresentariam. Depois de muitas reuniões e ensaios foram para uma praça para sua primeira apresentação teste. Foi muito ruim! Ensaiaram mais, retornaram e a perfomance começou a ganhar corpo, com o público gostando e dando dinheiro após as apresentações.

Finalmente a data estipulada para o início da viagem se aproximava e o grupo começou a diminuir. Nos dias que antecediam o início da jornada, só restavam o organizador, Sérgio e mais um amigo. Saída marcada para dois dias em uma cidade na fronteira da Argentina e o amigo de Sergio desiste. O jovem Mercurio se dirige sozinho ao encontro do organizador da jornada. Lá chegando não o encontra. Pergunta por ele e dizem que foi sozinho, pois acreditava que ninguém viria. Sergio ficou atordoado e pensou em desistir de tudo, mas daí anteviu a cara dos amigos rindo dele quando retornasse da jornada que nem começou. Decidiu ir sozinho. Mudou o destino final: "vou até o México...." E foi!

Esta história, que durou doze anos, é relatada no terceiro espetáculo da trilogia De Banfield a Mexico. Nos demais espetáculos, Sergio conta de suas experiências e aventuras. Os personagens em cena, são compêndios de personagens que Mercurio conheceu realmente. Seus textos são extremamente inteligentes, cheios de humor e repletos de emoção. Suas técnicas de manipulação são as mais variadas e a identificação com a platéia é inevitável.

Nestes vinte anos, El Titiritero de Banfield se apresentou nos mais diversos espaços, desde minas de prata na Bolívia e asilos no Uruguai, até teatros na França e Espanha. Este ano, estará retornando à França e se apresentará pela primeira vez na Alemanha e na Bélgica.

A retrospectiva que se inicia no dia 17 de agosto, no Teatro José Maria Santos, contará além de apresentações em português, também com apresentações em francês e em espanhol em horários alternativos.

Nesta temporada Sergio estará apresentando todos os seus trabalhos com bonecos direcionados para jovens e adultos. O filme e a exposição complementarão a retrospectiva.



Serviço: Retrospectiva El Titiritero de Banfield – 20 anos

Local: Teatro José Maria Santos ( Rua Treze de Maio, 65)

Quartas: El Titiritero de Banfield – 20h

Quintas: Em Camino (francês) – 18h; e (português) – 20h

Sextas: De Banfield a Mexico (espanhol) 18h; e (português) – 20h

Sábados: Viejos – 20h

Domingos: Viejos – 19h

Ingressos : R$ 20,00 e R$ 10,00

Sábados e domingos: O Filme da Rainha (entrada franca) – 17h

Informações: 3222-7150

Nenhum comentário: