quarta-feira, 20 de julho de 2011

evento - musica - Celso Borges ministrará em Fortaleza a oficina de formação artística

Oficina mostra registros de poemas em voz, ligados a sonoridades percussivas e ritmos contemporâneos

O poeta, letrista e jornalista maranhense Celso Borges ministrará em Fortaleza a oficina de formação artística "Bendita Poesia Bem Dita", no período de 26 (terça-feira) a 29 (sexta-feira) deste mês, no horário de 14h30 às 18h30. Gratuita ao público, a oficina acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108).

Segundo Celso Borges, a oficina "enfoca a poesia que vai além dos limites da página do livro e do computador e apresenta registros de poemas em voz pura e simples, associados a sonoridades percussivas e textos poéticos cuja musicalidade resulta da confluência de diferentes temas, palavras e ritmos contemporâneos".

A oficina também propõe a criação de uma outra musicalidade para o texto além daquela que ele já traz consigo numa leitura tradicional. "O resultado disso é a percepção da obra de arte com peculiaridades que exigem do poeta novas concepções e do leitor-ouvinte uma percepção capaz de absorver essa mudança de referenciais", enfatiza o instrutor da oficina.

O programa da oficina prevê as seguintes temáticas: apresentação oral com intervenções e debates contínuos com os participantes (dia 26, terça-feira); distribuição de poemas e audição de diferentes formas de falar textos poéticos (dia 27, quarta-feira); exercícios que estimulem os participantes a apresentarem poemas de sua preferência (dia 28, quinta-feira); e seleção de poemas para compor um recital conjunto com os participantes da oficina (dia 29, sexta-feira).



Trajetória

Celso Borges é poeta, jornalista e letrista maranhense, parceiro de Chico César e Zeca Baleiro, entre outros compositores. No final dos anos 1990, inicia pesquisa que reúne poesia e música, com referências que vão da música popular brasileira às experiências sonoras de vanguarda. O resultado desse diálogo está nos três livros-CD - XXI, Música e Belle Époque -, com a participação de mais de 50 poetas e compositores brasileiros. Nos últimos anos, Borges tem levado a poesia para o palco em projetos como o "Poesia Dub", com o DJ e pesquisador Otávio Rodrigues, "A Posição da Poesia é Oposição", com o guitarrista Christian Portela, e "A Poesia Voando", com o DJ Beto Ehongue. Eles já se apresentaram no TIM Festival (São Paulo-2004); Festival Londrix (Londrina-2006); Catarse (SESC Pompéia-2009) e Projetos Outros Bárbaros (Itaú Cultural, São Paulo, 2005 e 2007). Atualmente, Celso Borges apresenta na rádio UOL o programa "Biotônico", ao lado de Zeca Baleiro e do DJ Otávio Rodrigues.

Nenhum comentário: