quarta-feira, 20 de julho de 2011

evento - Amor e a Vida segundo Vinícius de Moraes


Professor, radialista e pesquisador caririense debaterá o Amor e a Vida segundo Vinícius de Moraes

O programa Literatura em Revista, do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), tematizará "O Amor e a Vida segundo Vinícius de Moraes". Com entrada franca, o mote será apresentado pelo professor, radialista e pesquisador caririense Ivan Nascimento, no próximo dia 21 (quinta-feira), às 18 horas, no CCBNB-Fortaleza.

No programa de apreciação e difusão literária, o pesquisador analisará sinteticamente as abordagens do amor e da vida na obra de Vinícius de Moraes. "Este percurso será realizado através de um misto de sons, poemas, histórias engraçadas e pitorescas, além de curiosidades amorosas tanto na prosa como na poesia de um dos maiores escritores brasileiros", revela Ivan Nascimento.

Desse modo, explorando a importante literatura contemporânea de Vinícius, o professor e radialista focaliza o ser humano em torno da complexidade de suas relações amorosas e existenciais.

Marcus Vinícius da Cruz e Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e faleceu em 9 de julho de 1980, também no Rio. Vinícius de Moraes foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, também conhecido como poetinha, apelido que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Nenhum comentário: