segunda-feira, 4 de julho de 2011

As glórias de Srila Prabhupada


As glórias de Srila Prabhupada





“Então a pessoa perfeita nasce nessa Vrndavana...”

10 de junho de 1975, ISKCON Honolulu, Havaí

Enquanto em Nova Navadvipa, Srila Prabhupada fez uma declaração sobre nascer na Índia. Meus irmãos espirituais e eu ficamos inquietos com o assunto, então perguntamos sobre ele a Srila Prabhupada durante uma caminhada matinal.

“Srila Prabhupada”, eu disse. “Ontem, o senhor disse que Govinda dasi havia lhe perguntado se, em geral, temos de nascer na Índia antes de voltar ao lar e o senhor disse que sim. Então ficamos nos perguntando como é que temos de nascer antes na Índia se não vemos muitos Vaiñëavas estritos aqui”.

Meus irmãos espirituais começaram a ir, sabendo de minha forte aversão à Índia.

“A terra está lá, assim como esta terra”, Srila Prabhupada disse compassivamente. “Os Vaishnavas estão lá. Esta terra não se destina à cultura espiritual, mas, ainda assim, há Vaishnavas aqui. Similarmente, na Índia, não, há muitos Vaishnavas lá. A massa de pessoas na Índia é toda Vaishnava”.

Nós ainda precisávamos de mais esclarecimento.

“Então, por nos juntarmos a este movimento, chegamos à plataforma em que podemos nascer na Índia, em uma boa família bramânica?”, Paramahamsa perguntou.

“Não, você pode ir diretamente também, se você quiser deixar todas as outras ocupações”, Srila Prabhupada respondeu. “Shucinam shrimatam gehe. Esta é uma consideração; alguém que falha na execução. Mas, se você se torna bem-sucedido, então você vai diretamente para onde Krishna está. Krishna está em algum universo. Então, aquele que é completamente liberado, ele vai para esse universo. Como quando Krishna vem aqui. Em todo e cada universo, há uma Vrndavana. Então a pessoa perfeita nasce nessa Vrndavana, e então vai para a Vrndavana original”.

Paramahamsa ainda estava preocupado quanto a nascer na Índia.

“Aqueles que não forem capazes de manter o princípio da consciência de Krishna talvez tenham, então, de ir para a Índia na próxima vida?”, Paramahamsa continuou.

“Sim”, Srila Prabhupada respondeu. “Shrimatam, shrimatam shucinam. Então, shrimatam você pode conseguir aqui. Shrimatam significa uma família muito muito rica. Aqui você tem muitas famílias, a família Ford... mas shrimatam e shucinam. Assim, se vocês estiverem treinando muitos brahmanas, se essa cultura for firme e permanente, então também haverá muitas famílias de brahmanas aqui no ocidente”.

Srila Prabhupada bondosamente satisfez nossas mentes inquietas, e a conversa logo mudou de foco.



Srila Prabhupada, estou perdido sem sua direção. Cheguei à compreensão de que devo seguir seus passos. Envergonho-me ao lembrar de minha mentalidade ofensiva. Como me atrevi a não reconhecer Vaishnavas na terra dos Vaishnavas? O senhor gentilmente corrigiu minha atitude desrespeitosa sem me repreender. O senhor descreveu como é possível nascer neste país se “essa cultura da consciência de Krishna continuar firme”. Seu otimismo em nossa habilidade de nos tornarmos conscientes de Krishna nesta vida é o que me dá esperanças. Oro para que um dia eu possa ver todas as entidades vivas como devotos, assim como o senhor exibiu através de seu exemplo.


- Do livro “Qual a Dificuldade?”, escrito por Srutakirti Das, traduzido por Bhagavan Das (DVS)

****

Nenhum comentário: