segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resenha - lançamento -Gestão de Programas de Remuneração



Gestão de Programas de Remuneração
Conceitos, Aplicações e Reflexões:
Visão Generalista dos Programas de Remuneração.
de Marcelino Tadeu de Assis

392 páginas

O LIVRO

Marcelino Tadeu de Assis é Professor de cursos de graduação e de pós-graduação em gestão de Recursos Humanos. Segundo ele ..." Peter Drucker disse uma vez que os programas de remuneração são divididos em duas categorias: os ruins e os péssimos. Por que Drucker colocou esse assunto dessa maneira? Porque a remuneração, no campo da gestão de pessoas, talvez seja o elemento mais crítico. Na realidade, as pessoas formam o recurso mais complexo da organização. Como a remuneração é um tipo especial de preço desse recurso, e ao mesmo tempo uma forma de reconhecimento, ela traz todas as discussões possíveis. Após a revolução industrial, a Igreja Católica tentou dissecar sobre o que seria uma "remuneração justa" e, mesmo assim, dividiu-se em duas correntes. A corrente liberal, por exemplo, entendia que a remuneração deveria obedecer a "lei da oferta e da procura", onde o trabalho deveria ser visto como uma mercadoria e a remuneração como o preço dessa mercadoria. Já a corrente social entendia que a "remuneração justa" era aquela que atendia às necessidades das pessoas, individualmente. Um trabalhador com três filhos, por exemplo, deveria ter uma remuneração maior do que outro com apenas um filho, independente do valor agregado, do desempenho individual, do esforço. Nesse sentido, o que seria uma "remuneração justa"?

Pois bem, em Gestão de Programas de Remuneração - Conceitos, Aplicações e Reflexões: Visão Generalista dos Programas de Remuneração o autor nos traz uma obra que integra, organiza e comenta parte expressiva do que se faz e se discute sobre remuneração no Brasil. Com mais de duas décadas de experiência na área, Marcelino Tadeu de Assis detalha a questão da remuneração sob as mais variadas perspectivas, de forma a capturar o trabalho cotidiano daqueles imersos em ambientes de grandes demandas e complexidade.

O livro se destina primeiramente aos que possuem uma visão generalista sobre o assunto, mas que necessitam ampliar essa visão com questões do dia a dia e com reflexões sobre objetivos e desafios dos mais variados programas e instrumentos de remuneração.

Indo além dos planos de cargos e salários e participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados das empresas (temas já bastante explorados), Gestão de Programas de Remuneração aborda a história do salário, conceitos gerais envolvendo recompensa e reconhecimento dentro do ambiente organizacional, aspectos sobre curvas salariais, indicadores e métricas.

OPINIÃO
“Marcelino,
que é uma das referências nacionais no assunto, nos brinda neste livro com uma ampla reflexão sobre a gestão dos programas de remuneração, trazendo para o texto sua vasta experiência prática e acadêmica, conjugando vários conceitos e técnicas, ampliando o campo de pensamento sobre o tema. É com certeza um livro para ser degustado em toda a sua plenitude.” Antonio Linhares, Gerente de Recompensa & Planejamento DHO - Grupo Wilson, Sons Premiado como profissional do ano pelo Grupisa-Rio (2009).

O AUTOR
Marcelino Tadeu de Assis, Graduado em Administração e pós-graduado em Gerência Empresarial. Possui experiência nas áreas de remuneração, benefícios, designação internacional, indicadores de gestão e relações trabalhistas, com ações e projetos desenvolvidos nos demais subsistemas da gestão de RH. Integra o corpo docente da UNESA e UGF. Desenvolveu cursos e palestras em entidades, como IBRAE/FGV, FEFIS, UNIFAL, MUDES, FSJ, PUC, FABES, UFRJ, UCB, UCAM, Trevisan, IIR, IBC, FaMEC, Dialogia e IQPC.

Atuou como membro da banca de concursos públicos do CepUERJ. Membro da Organização Mundial de Remuneração, Benefícios e Ambiente de Trabalho entre 1997 e 2004. Participou de diversos grupos profissionais, entre os quais o GES, GEB, GDI, NRTS e Grupisa-RJ. Certificado pela InsideOut Advantage e pela Six Sigma Academy. Autor dos livros Remuneração – Integrando Sistemáticas de Recompensa & Reconhecimento (2002), Indicadores de Gestão de RH (2004), Indicadores de Gestão de Recursos Humanos: Utilizando Indicadores Demográficos, Financeiros e de Processos para a Gestão do Capital Humano (2005). Profissional do Ano em Remuneração (Grupisa/1997). Diversos artigos técnicos publicados no JB, DECIDIR e Boletim ADN-COAD. Proferiu palestras em diversos eventos abertos e fechados. Realizou trabalhos na Venezuela e nos Estados Unidos, tendo ainda participado de um curso de desenvolvimento gerencial no México.

Membro da Comissão de Recursos Humanos do Conselho Regional de Administração – CRA 7ª Região.

UM LANÇAMENTO








Nenhum comentário: