quinta-feira, 16 de junho de 2011

Obra lançada pela Editora UFMG tem análise inspirada no 'Artigo dos vaga-lumes', de Pasolini




Sobrevivência dos vaga-lumes, livro de Georges Didi-Huberman, é o novo lançamento da Editora UFMG. A partir do Artigo dos vaga-lumes, escrito por Píer Paolo Pasolini em 1975, o filósofo Didi-Huberman defende a sobrevivência da experiência e da imagem, estabelecendo conexões com o pensamento de outros intelectuais, especialmente com Giorgio Agamben.

Didi-Huberman é também historiador, crítico de arte e professor na École de Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris. É autor das obras Ser crânio e O que vemos, o que nos olha.

Os vaga-lumes do título representam as diversas formas de resistência da cultura, do pensamento e do corpo diante das luzes ofuscantes do poder da política, da mídia e da mercadoria.

A visão apocalíptica de Pasolini, expressa em sua afirmativa “não existem mais seres humanos”, e a de Agamben, segundo o qual o homem contemporâneo está “desprovido de sua experiência”, constituem um dos eixos da discussão estabelecida por Didi-Huberman.

O autor também recorre à Imagem dialética, trabalho de Walter Benjamim, para demonstrar que a experiência ainda é possível no mundo contemporâneo. Com 160 páginas, o livro tem preço sugerido por R$ 32.

(Com assessoria de imprensa da Editora UFMG)

Nenhum comentário: