quarta-feira, 25 de maio de 2011

EVENTOS - Música - Violonista Javier Patino se apresenta no projeto Guitarríssimo


Violonista Javier Patino se apresenta no projeto Guitarríssimo



Concerto de guitarra flamenca ocorre na terça-feira, 31 de maio, no Salão de Atos do Instituto Cervantes





O violonista Javier Patino, um dos grandes nomes da guitarra flamenca do mundo, se apresenta na terça-feira, 31 de maio, às 20h, no projeto Guitarríssimo, que ocorre no Salão de Atos do Instituto Cervantes — órgão oficial do Governo da Espanha e referência na difusão da cultura e do idioma espanhol —, localizado à Pç. Milton Campos, nº 16 – Serra. Patino comandará um quarteto formado pelo violinista Aléxis Lefevre, o contrabaixista Pablo Martín e o percursionista convidado Tino di Geraldo. Os ingressos custam R$ 10. Outras informações pelo telefone (31) 3789-1600 ou pelo e-mail rec1belo@cervantes.es.



A obra de Javier Patino, nascido em Jerez, na Espanha, reflete suas vivências e inquietudes. Cada nota tem uma marca de sua infância, de sua família, de experiências e sentimentos vividos. Foi iniciado na guitarra flamenca pelos maestros José Luis Balao e Manuel Lozano “El Carbonero”. Completou sua formação com Manolo Sanlúcar e Gerardo Núñez. Viajou pelo mundo com artistas como Joaquín Grilo, Carmen Cortés, Beatriz Martín, Manuela Carrasco, entre outros. Trabalhou com os cantores José Mercé, Esperanza Fernández e Segundo Falcón.



Patino selou uma estreita colaboração artística com o dançarino de flamenco sevilhano Javier Barón, como compositor, intérprete e diretor musical de espetáculos como “Dime”, “Notas al pie”, “Baile de hierro, baile de bronce o Meridiana”. Compôs e dirigiu musicalmente “A fuego lento” dos dançarinos de flamenco Andrés Peña e Pilar Ogalla. Media Vida, seu primeiro disco, será lançado ainda neste ano.



Guitarríssimo



O projeto Guitarríssimo, tradicional série de concertos de música espanhola, é promovido periodicamente em todos os centros do Instituto Cervantes do mundo. O objetivo é apresentar renomados violonistas de origem hispânica e disseminar a cultura da guitarra flamenca, demonstrando as origens e diferentes estilos de execução do violão.



Instituto Cervantes



O Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura hispânica, está presente em Belo Horizonte desde 2009. Em suas 79 sedes ao redor do mundo, nove apenas no Brasil, o Cervantes reúne mais de 120 mil alunos nos cursos de espanhol, além de promover atividades que divulgam a cultura dos países de língua espanhola. A sede em Belo Horizonte está localizada na Praça Milton Campos, 16, no bairro Serra.



Serviço

Guitarríssimo - Concerto de flamenco com Javier Patino

Data: Terça-feira, 31 de maio

Horário: 20h

Local: Salão de Atos do Instituto Cervantes – Pç. Milton Campos, nº 16 – Serra.

Ingressos: R$ 10, à venda na sede do Instituto Cervantes até duas horas antes da apresentação.

Informações: (31) 3789-1600 | rec1belo@cervantes.es

Nenhum comentário: