sábado, 21 de maio de 2011

EVENTOS - Música - Brasileirão participa de mostra nacional


Brasileirão participa de mostra nacional de grupos vocais



O Vocal Brasileirão, grupo artístico mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, vai ao Rio de Janeiro na próxima semana para participar do Festival Brasil Vocal do Centro Cultural Banco do Brasil, que acontece de 19 a 29 de maio. O Brasileirão é um dos sete grupos escolhidos para o festival, que reúne também grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A apresentação do Brasileirão está marcada para o dia 27.

Para o diretor artístico e regente do Brasileirão, Vicente Ribeiro, o convite representa uma oportunidade para o grupo curitibano mostrar o seu trabalho na cena nacional. Vicente acredita que a história do Brasileirão, que nasceu e cresceu sob inspiração de músicos cariocas – Marcos Leite (1953-2002) e depois o próprio Vicente Ribeiro – levou à escolha do grupo para ser uma das atrações do festival. “O Rio de Janeiro concentra um movimento musical que privilegia o virtuosismo vocal, e o Brasileirão tem essa característica de ir a fundo nas possibilidades da voz”, disse o regente.

O Vocal Brasileirão apresentará o espetáculo “Duetos”, que visita o repertório de duos da música brasileira, numa seleção de canções feitas originalmente para cantar a dois. O repertório contempla diversas fases e estilos da história da canção popular. Entre as canções escolhidas estão “Tereza da praia”, de Tom Jobim e Billy Blanco; “O meu amor”, de Chico Buarque; “Tem que rebolar”, de José Batista e Magno de Oliveira; “Joujux e Balangandãs”, de Lamartine Babo; “Tu e eu”, de Altamiro Carrilho e Armando Nunes, entre outras.

“Duetos é um show dinâmico, que mostra toda a habilidade e competência vocal do Brasileirão, e ao mesmo tempo revela o trabalho solo de todos os cantores”, explica o regente. O espetáculo alterna situações em que aparecem os duos, e outras em que o conjunto se destaca. Além disso, tem um componente cênico que se equilibra com o aspecto musical. “É uma honra imensa poder levar a música do Paraná a um centro de referência, que é vitrine do que tem de melhor da música brasileira e da música vocal”, afirmou.

O Brasileirão é composto por Suzie Franco e Renildes Chiquito (sopranos), Cida Airam e Fernanda Sabbagh (mezzo sopranos), Beth Lopes e Carol Pacheco (contraltos), Bruno Mazanek e Levi Brandão (tenores), Reginaldo Nascimento e André Dittrich (barítonos), e Marcos Appel e Freddy Branco (baixos). O grupo instrumental é formado por Fábio Cardoso (piano), Sandro Guaraná (baixo), Vicente Ribeiro (violão) e Denis Mariano (percussão).

Criado em 1994 pelo maestro e compositor Marcos Leite, o grupo foi quatro vezes vencedor do prêmio Saul Trumpet de Melhor Grupo Vocal do Paraná (1997, 1998, 1999 e 2002). Durante quatro anos, o grupo esteve sob a coordenação de Reginaldo Nascimento. Desde 2006 sob a direção de Vicente Ribeiro, o Brasileirão passou a dedicar-se à montagem de shows homenageando grupos vocais brasileiros, como o Quarteto em Cy e o Boca Livre. Em 2008 o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD, "Invisível Cordão", inteiramente dedicado às canções de Chico Buarque e Edu Lobo. Em 2010 subiu ao palco com Joyce Moreno e a Orquestra À Base de Sopro. Com um som personalizado, original e envolvente, conquistou um lugar de destaque na vida cultural curitibana.

Nenhum comentário: