quarta-feira, 6 de abril de 2011

EVENTOS - Atelier para Crianças


Atelier para Crianças: Férias da Páscoa

11, 12 e 13 de Abril 2011

Clube Literário do Porto

14h30 – 18h

Crianças dos 5 aos 10 anos

Inscrições:

30 euros (incluindo material de apoio)


14h30 – 16h Expressão Plástica

16h – 16h30 Intervalo

16h30 – 18h Música


Formadores:

Sandra Bastos (Música) e Vânia Moreira (Expressão Plástica)


Inscrições na recepção do Clube Literário do Porto ou pelo email institutodemusica.clp@gmail.com



Vânia Moreira (Expressão Plástica)

Nasceu no Porto em 1984. É licenciada em Artes/Joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e atualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino de Artes Visuais na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Na area da Joalharia, participou em vários workshops conceituados na área, tais como: ”The Journey” por Judy McGain, “The Perfect Flow” por Chistopher Zellweger, “One day, one tool, one piece, one material” por David Huycke, “Crossover” por Theo Smeets, “2nd Skin Cork Jewellery” por Ana Campos. (A participação neste workshops permitiu reciclarar e alargar conhecimentos na área da joalharia)

Na área do ensino, participou nas seguintes formações: “Diferenciar para Aprender, Aprender a Diferenciar” e “Competências Interpessoais – Prevenir e Resolver Situações Problemáticas” pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos, “A Educação e a Expressão Plástica nas AEC no 1ºCEB” pelo Cento de Formação da APEVT. Possui ainda o certificado profissional de formadora (CAP) e detém aptidões e competências artísticas na área do desenho, pintura, fotografia, técnicas oficinais de ourivesaria e design gráfico.

Leciona Expressão Plástica nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico desde 2006. Foi formadora no Workshop “Joias para Crianças” em 2009 e “Faça a sua Jóia” na Casa de Serralves em 2007.

Paralelamente tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais tais como:

2010- Fitur 2010, Madrid
2009- 2nd Skin Cork Jewellery, ISTEC, Lisboa

2008- Galeria Tereza Seabra, Lisboa; Galeria Chiado Design, Évora; Galeria Adorna Corações, exposição “Ponto de Linha”, Porto; 2nd Skin Cork Jewellery, Barcelona, Espanha; 2nd Skin Cork Jewellery Galerie Ra , Amsterdão, Holanda; 2nd Skin Cork Jewellery, Applied Art and Design Museum of Tallinn, Estónia.

2007 - 2nd Skin Cork Jewellery, Galleria Johan, Helsínquia, Finlândia; Serv’Artes, Porto; 2nd Skin Cork Jewellery, PortoJóia, Matosinhos; 2nd Skin Cork Jewellery, Villa Bengel, Idar-Oberstein, Alemanha; Portuguese Contemporany Jewellery, Nuremberga, Alemanha.

2006 – Mostra de Natal, Galeria Shibuichi, Leça da Palmeira; Marzee Gallery, Nijmegen – Holanda; PortoJóia, Matosinhos; Midora , Feira de Arte, Leipzig, Alemanha; IV Concurso Porto Jóia Design, Matosinhos; Ourindústria, Pavilhão de Exposições, Gondomar.

2004 – Exposição de pintura “Bazar de Arte”, Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto.

2002 – Exposição Desenho “Me, You, Us”, Suécia, Inglaterra e Portugal



Sandra Bastos (Música)

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos, com o seu pai, Cândido Bastos. Ingressou na Academia de Música de Barcelos aos 9 anos, onde estudou Piano, Formação Musical e Coro. Integrou o Coro do 2º Estágio da Orquestra Clássica Juvenil – “Bracara Augusta.98”, que interpretou a 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a direcção do maestro António Baptista.

Iniciou os estudos de Trompa aos 18 anos, no Conservatório de Música do Porto. Ingressou, pouco tempo depois, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde concluiu o 8º grau de Trompa, na classe do Professor Nelson Braga. Fez cursos de aperfeiçoamento de Trompa com os professores Abel Pereira, Bernardo Silva, Javier Bonet e Stefan Dohr (Orquestra Filarmónica de Berlim).

No Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, participou no Curso de Aperfeiçoamento de Orquestra de Metais 2004, orientado pelo Prof. John Aigï; nos musicais “The Sound of Music” e “A little Night Music”, sob a direcção do maestro António Baptista; e na Orquestra de Metais, sob a direcção do Prof. Fernando Ribeiro. Trabalhou, noutras formações, com o Maestro Vítor Matos.

Foi seleccionada para a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – OJ.COM (2006), sob a direcção artística do Maestro Martin André. Foi membro-fundador da Orquestra de Jovens de Portugal – Momentum Perpetuum, com a qual trabalhou e actuou na Universidade de Aveiro, Casa da Música do Porto e na Toscana, Itália, sob a direcção do Maestro Martin André. Com esta orquestra fez gravações para RTP/Antena 2.

Paralelamente, concluiu a licenciatura em Comunicação Social, na Universidade do Minho, tendo realizado o estágio no Jornal de Notícias.

Tem leccionado, desde 2008, a disciplina de Ensino da Música, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, nos concelhos de Gondomar, Lousada e Matosinhos. Foi professora de Formação Musical e Classe de Conjunto na escola de música Ciência dos Sons, em Vila Nova de Gaia.

Recentemente, concluiu a formação Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro, na Universidade Católica do Porto, sob a orientação da doutora Maria do Rosário Sousa.

Actualmente, é professora de Expressão Musical no Infantário “O Zebra”, em Canelas, Vila Nova de Gaia e Maestrina do Coro Infantil de Amorim e do Coro Infantil de Laúndos. É professora e directora pedagógica do Instituto de Música Clube Literário do Porto.

Integra também a Banda Musical e o Grupo de Música de Câmara de Oliveira, Barcelos, onde trabalhou com os maestros Samuel Bastos, Alberto Bastos e Hugo Ribeiro.

Nenhum comentário: