quinta-feira, 7 de abril de 2011

Evento - A literatura brasileira na CAIXA Cultural


A literatura brasileira no palco da CAIXA Cultural Curitiba
Projeto “EntreMundos” apresenta textos de Paulo Venturelli, Bernardo Carvalho, Assionara Souza e Luis Henrique Pellanda

O Teatro da CAIXA apresenta, no dia 13 de abril, a segunda sessão do projeto literário “EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo”. A sessão traz leituras das obras “Fantasmas de Caligem”, de Paulo Venturelli; “Aberração”, de Bernardo Carvalho; “Amanhã. Com Sorvete!”, de Assionara Souza; e “O Macaco Ornamental”, de Luis Henrique Pellanda. A direção é de Márcio Mattana, a música de Cláudio Menandro e a mediação de Luis Bueno.



O projeto, que contempla leituras de obras de todas as épocas e de autores do mundo todo, apresenta uma sessão exclusivamente brasileira, com autores do Brasil afora. Três deles (Venturelli, Assionara e Pellanda) consolidaram as suas carreiras na capital paranaense.



O catarinense Paulo Venturelli, nascido em 1950, é graduado em Letras pela UFPR e doutor pela USP. Possui diversas obras publicadas, como “Admirável Ovo Novo”, “O Anjo Rouco” e “Introdução à arte de ser menino”, que recebeu o Prêmio Cruz e Sousa da Fundação Catarinense de Cultura. A Câmara Municipal de Curitiba concedeu à Venturelli o Prêmio Medalha de Mérito Fernando Amaro, pelo conjunto da obra.



Bernardo Carvalho é carioca nascido em 1960. Jornalista e escritor, Bernardo é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. Publicou "Aberração"; "Onze"; "Medo de Sade"; “Nove Noites”, que ganhou o prêmio Portugal Telecom em 2003; "Mongólia", que ganhou o Prêmio APCA em 2003 e Jabuti em 2004, entre outros.



Já a potiguar Assionara Souza nasceu em 1969 e é doutoranda em Estudos Literários. Publicou “Cecília Não é Um Cachimbo” e publica alguns textos inéditos no blog homônimo. Participa do “Dedo de moça – uma antologia das escritoras suicidas”.



O curitibano Luis Henrique Pellanda nasceu em 1973. É escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. Trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Atualmente é coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve. Atua ainda como subeditor e colunista do jornal literário Rascunho.



Projetos anteriores


“Brasis: Leituras Plurais”, em 2009, se dedicou exclusivamente a obras literárias de 20 autores brasileiros, desde nomes consagrados como Nelson Rodrigues e Clarice Lispector até escritores reconhecidos nos últimos anos, como João Gilberto Noll, Milton Hatoum e Cristovão Tezza.



Em 2010, mantendo a estrutura proposta no primeiro ano, o projeto passou a ser denominado “XX Narrativas do século XX”. Da mesma maneira que no ano anterior, a proposta continuou a abranger o século 20, mas ampliou os horizontes ao oferecer uma visão panorâmica da produção literária mundial, através de uma seleção de autores representantes da diversidade da produção do último século.


Programação



- 04 de maio - Voltaire (Cândido), Ricardo Piglia (A Invasão) e David Foster Wallace (Breves entrevistas com homens hediondos)

- 01 de junho - Anônimo (Livro das Mil e uma Noites), Ítalo Calvino (Os Amores Difíceis) e Julio Cortázar (História de Cronópios e de Famas)

- 06 de julho - Yasunari Kawabata (Contos da palma da mão) e W. G. Sebald (Os Emigrantes)

- 03 de agosto - Miguel de Cervantes (Novelas Exemplares) e Roberto Bolaño (Putas Assassinas)

- 28 de setembro - Heinrich von Kleist (Marquesa d'O e outras histórias) e Enrique Vila-Matas (Suicídios Exemplares)

- 19 de outubro - Arthur Schnitzler (Crônica de uma vida de mulher) e Milan Kundera (Risíveis Amores)

- 09 de novembro - Anton Tchékhov (A dama do cachorrinho e outras histórias) e Lygia Fagundes Telles (Invenção e Memória)

- 07 de dezembro - Jean Genet (A criança criminosa) e Alan Lightman (Sonhos de Einstein)



Ficha técnica



Direção: Silvia Monteiro

Leitores: Luiz Carlos Pazello e Silvia Monteiro

Mediação: Patrícia Cardoso

Músicos convidados: Cris Lemos e Thayana Barbosa

Curadoria: Flávio Stein

Direção executiva: Leandro Daniel Colombo


Serviço Literatura: EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo – 2ª sessão Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR Data: 13 de abril Horário: quarta 20h Ingressos: Um livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: