Os jornalistas Pedro Doria, editor-chefe de conteúdos digitais do Estado de São Paulo, e Rafael Sbarai, editor do site da revista Veja,  debateram ontem (19/1) na Campus Party, em São Paulo, as estratégias da  imprensa escrita na integração às redes sociais. Para elevar a  audiência do portal Estadão, Doria abriu espaço para uma  ferramenta de web. “A gente quase duplicou o número de blogs”, disse o  editor-chefe que logo atestou o saldo positivo desta aposta. “Os blogs  dão mais audiência que as notícias”, garantiu.
A segunda investida do projeto digital do Estadão  foi em expandir seu conteúdo para o Twitter, como “uma maneira de  acompanhar o noticiário”, segundo Doria. Sobre a representativade do Estado de S. Paulo  nesta rede social, Doria avalia. “Não medimos pelo número de followers,  procuramos avaliar engajamento: quantos retweets por followers” e  completou dizendo “nisso, o Estado é líder no Brasil”.
Já na Veja,  Sbarai explica a importância de produzir conteúdo para redes sociais  quando a busca é centrada num maior número de clicks por matéria.  Segundo o jornalista, que está no veículo desde 2008, a quantidade de  pessoas que acessam o portal da Veja pelo Twitter e Facebook  aproxima-se ao número de internautas que digitam o endereço eletrônico.  “O Twitter é a nossa terceira fonte de tráfego, atrás do Direct  (endereço eletrônico) e buscas pelo Google.”
Leitura de seguidores
Com a recente contratação de 50 jornalistas no seu expediente, a redação de Veja,  de acordo com Sbarai, está hoje igualmente dividida entre as equipes  que produzem conteúdo online e impresso. O jornalista de 24 anos também é  responsável pelas estratégias de Veja nas redes sociais, espaço onde ele consegue diferenciar quem está na web e quais são os seus anseios.
“De  manhã, publicamos assuntos voltados à economia e Brasil; de tarde,  temos um público que quer dar retweet em algo que foge do noticiário; de  noite agendamos tweets que atiçem o usuário a clickar em  notícias”, explicou Sbarai sobre os seguidores de Veja no Twitter.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
“Os blogs dão mais audiência que as notícias”, garante editor do Estadão
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