sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Poemas de Fernando Pessoa e Manuel Bandeira nas vozes do Coro da Camerata






Coro da Camerata faz suas últimas apresentações do ano na Capela Santa Maria, nesta sexta-feira e sábado (3 e 4).



O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz as suas últimas apresentações do ano com um repertório de músicas corais brasileiras que aproximam a obra de grandes poetas e compositores. O concerto, sob a regência do maestro paulista Dario Sotelo, será realizado nesta sexta-feira (3), às 20h, e sábado (4), às 18h30, na Capela Santa Maria.

Serão apresentadas composições de Ronaldo Miranda, José Vieira Brandão e Domenico Barbieri, feitas a partir de poemas de Fernando Pessoa (“Três cânticos breves”) e Manuel Bandeira (“Cussaruim em 2 Tempos” e “André”). Uma das composições, “Curumim”, tem letra e música de Almeida Prado. O programa também privilegia temas folclóricos brasileiros, compostos para canto coral por Cláudio Santoro, Emmanuel Coelho Maciel, Henrique Korenchendle e Lindembergue Cardoso.

Todas as composições, pela primeira vez executadas pelo Coro da Camerata, fazem parte de um conjunto de 77 partituras encomendadas a compositores em atividade na década de 1970 e editadas na mesma época pela Funarte. Foi um projeto desenvolvido exclusivamente para músicas destinadas a coros, abrangendo desde arranjos sobre motivos folclóricos a obras originais de várias tendências.

Recentemente foram reeditadas 37 dessas partituras, agora apresentadas em versão digitada e com mais informações envolvendo questões técnicas e estilísticas. Para o maestro Dario Sotelo, esse foi um dos principais projetos institucionais em benefício da música erudita brasileira. “Foi um projeto maravilhoso. Não tenho notícia de outra iniciativa tão importante como essa, unindo grandes compositores com grandes poetas. Trata-se de um patrimônio cultural e musical importantíssimo”, afirma.



Apesar da sua importância, o conjunto de obras para coro editadas pela Funarte foi pouco aproveitado pelos grupos brasileiros e, portanto, ainda é necessária a maior divulgação dessas partituras. “O Coro da Camerata, com esse concerto, contribui para divulgar esse patrimônio e para consolidar uma forma de interpretar cada composição. O repertório famoso de Handel, por exemplo, é executado há mais de 300 anos. Já foi cantado por muita gente. Mas essas composições brasileiras precisam ser cantadas para que possam ser buriladas e aperfeiçoadas. Então o Coro da Camerata também dá a sua contribuição nesse sentido”, diz o maestro.

A temporada de concertos do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara e da Camerata Antiqua de Curitiba foi patrocinada este ano pela Volvo. A temporada encerra nos dias 17 e 18, com as apresentações de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba.

Serviço: Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob regência de Dario Sotelo Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Datas e horários: dia 3 de dezembro (sexta-feira), às 20h, e 4 de dezembro (sábado), às 18h30 Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível

*****

Nenhum comentário: