domingo, 12 de dezembro de 2010

O Sankirtana da Distribuição de Livros de Srila Prabhupada










por Sua Santidade Giriraj Swami



janeiro de 2010, Kiev, Ucrânia



krsna-varnam tvisakrsnam

sangopangastra-parsadam

yajnaih sankirtana-prayair

yajanti hi su-medhasah



“Na era de Kali, as pessoas inteligentes executam o canto congregacional para adorar a encarnação do Supremo que constantemente canta os nomes de Krsna. Embora Sua compleição não seja negra, Ele é o próprio Krsna. Ele está acompanhado por Seus associados, servos, armas e companheiros confidenciais”. – Srimad-Bhagavatam 11.5.32



Este verso se refere ao Senhor Caitanya. Aqueles que são inteligentes (su-medhasah) adorarão esta encarnação, o Senhor Caitanya, pela execução de sankirtana-yajna.



Distribuição de livros é sankirtana. Kirtana significa “glorificação”, e sam significa “completa”. Glorificação a Krsna é algo completo quando muitos devotos participam. Além disso, glorificação completa significa glorificar não apenas o nome de Krsna, mas também Sua forma, Suas qualidades, Seus passatempos, Seu séquito, Sua parafernália – tudo relacionado a Ele. Distribuição dos livros de Srila Prabhupada é glorificação completa de Krsna porque os livros de Srila Prabhupada glorificam Krsna completamente: Seu nome, Sua forma, Suas qualidades, Seus passatempos e assim por diante.



Quem adora o Senhor Caitanya através de sankirtana? Aqueles que são altamente inteligentes. É claro que, algumas vezes, alguém talvez não seja muito inteligente – ele pode ser apenas afortunado. Aqui não estou me referindo a vocês, mas a mim mesmo, pois vou explicar agora como fui ocupado em sankirtana.



Comecei em Boston, em 1969. Como mencionou Sua Santidade Niranjana Swami, devemos ocupar nossos cérebros pensando em diferentes maneiras de distribuir os livros de Prabhupada. Srila Prabhupada costumava fazer isso, e uma área que ele considerava importante eram as livrarias, e, na época, ele queria um devoto em cada templo para deixar seus livros nas livrarias.



O templo de Boston era muito pequeno naquele tempo, e, de alguma maneira, Satsvarupa ou Brahmananda julgaram que eu poderia fazer isso. Assim, levei os livros a várias livrarias, e fui um tanto bem-sucedido – eles estavam comprando os livros. Fui extremamente bem-sucedido em deixar os livros de Prabhupada na Harvard Co-Op. Eles fizeram um pedido enorme, talvez vinte cópias do Bhagavad-gita Como Ele É e outros livros. E, quando Srila Prabhupada soube, ele ficou muito contente. Foi a primeira vez, que eu saiba, que ele ficou sabendo de um serviço específico que eu houvesse feito.



Anos mais tarde, quando eu estava em Madras, embora o nosso programa principal para distribuição de livros na Índia fosse a feitura de membros vitalícios, fui a algumas livrarias. Com efeito, Srila Prabhupada estava tão determinado a ver seus livros sendo distribuídos que ele algumas vezes me escrevia cartas sugerindo livrarias específicas às quais eu deveria ir. Assim, havia uma grande livraria na principal rua de Madras, a livraria Higgenbotham, na rua Mount, e eles fizeram um pedido realmente grande – cerca de sessenta livros grandes. Eu periodicamente visitava a loja para ver se os livros estavam sendo vendidos, e eles estavam, e, então, nós lhes fornecíamos mais livros.



Srila Prabhupada ficou tão contente que me escreveu uma carta: “Estou absolutamente satisfeito especialmente em ouvir que você está distribuindo muitos livros. Prossiga aumentando o número de livros, e prossiga aumentando o meu prazer”. Quanto mais ampliamos a distribuição de livros de Prabhupada, mais ampliamos o prazer de Prabhupada, e essa é a nossa meta. Yasya prasadad bhagavat-prasado: Quando Prabhupada está contente, quando o mestre espiritual está contente, então Krsna fica contente.



Posteriormente, fiz um programa universitário em Bombaim e escrevi um relato sobre o mesmo para Srila Prabhupada, explicando o que eu havia dito aos estudantes. Na época, Prabhupada estava doente em Vrndavana, e Tamal Krishna Goswami, seu secretário, estava respondendo as cartas em nome de Prabhupada. Tamal Krishna Goswami respondeu que Srila Prabhupada estava especialmente contente em ouvir que os estudantes haviam comprado seus livros. Eu estava pensando que Prabhupada ficaria contente com o que eu havia falado aos estudantes, mas, quando li que Prabhupada estava “especialmente” satisfeito em saber que os estudantes haviam comprado muitos de seus livros, compreendi que aquilo era onde realmente estava a substância. Caso obtenham os livros de Prabhupada, eles obtêm a filosofia completa e a prática completa da consciência de Krsna – e a inspiração para adotá-la.



Esses livros são tão importantes e a ordem do mestre espiritual é tão importante que, se distribuímos os livros sob a ordem do mestre espiritual, da maneira que o mestre espiritual instrui, haverá grande potência na atividade. Temos que ocupar nossos cérebros em pensar em como distribuir os livros de Prabhupada. E, se abraçamos essa ordem e de fato trabalhamos para distribuí-los, experienciaremos resultados maravilhosos.



Na minha rota América-África do Sul, parei na Inglaterra logo antes da maratona começar, e, na minha rota África do Sul-Ucrânia, parei lá novamente logo após o término da maratona. A Inglaterra teve uma maratona muito bem-sucedida, e o mote deles era: “Um pouco de muitos”. Se muitos devotos participam, mesmo se cada um faça apenas um pouco, isso somará. É claro que alguns devotos que têm tempo e facilidade podem fazer muito, mas outros, como aqueles na vida familiar, talvez sejam capazes de fazer apenas um pouco. Então, trata-se de um bom mote: “Um pouco de muitos”. E também podemos obter muito de alguns poucos. E isto é uma maravilhosa combinação: um pouco de muitos e muito de alguns poucos.



Pedimos a todos vocês que por favor abracem este serviço de distribuição de livros. Seja você um dos poucos que fazem muito ou um dos muitos que fazem um pouco. Srila Prabhupada ficará contente com todos vocês porque o Guru Maharaja dele queria essa distribuição de livros. Por realizarem esse serviço de sankirtana, vocês certamente serão abençoados por Srila Prabhupada, o parampara, Sri Sri Gaura-Nitai e Sri Sri Radha e Krsna.





Tradução de Bhagavan dasa (DvS) humildemente dedicada aos sankirtaneiros atuantes no Brasil

Nenhum comentário: