quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

HISTÓRIA CULTURAL



Ensaios sobre linguagens, identidades e práticas de poder

deWilliam de Souza Martins
Gisele Sanglard
(Organizadores)



236 páginas




Um mosaico de possibilidades de análise abertas pela História Cultural. Questões de cultura popular e cultura de elite – sem se contraporem, discursos, literatura, imprensa, memória, identidade e produção intelectual norteiam os textos apresentados neste livro. Ou, como salienta William Martins na apresentação, os textos presentes no livro ressaltam a “importância da análise das linguagens, das identidades e das práticas de poder em diferentes contextos históricos”.


SOBRE OS ORGANIZADORES:


Gisele Sanglard
Mestra em história social da cultura (PUC-RJ) e doutora em história das ciências e da saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), é autora da tese “Entre os salões e o laboratório: filantropia, mecenato e práticas científicas – Rio de Janeiro, 1920-1940”, com menção honrosa no Prêmio O Globo de Revitalização do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora do Mestrado em História da Universidade Severino Sombra (USS) e pesquisadora visitante na Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/FAPERJ), desenvolvendo pesquisa sobre assistência no Rio de Janeiro durante a Primeira República. É líder do grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Estudos sobre Sociedades e Culturas (LESC) da USS. Foi laureada com o Prêmio ABL História e Ciências Sociais (2009) por seu livro Entre os salões e o laboratório: Guilherme Guinle, a ciência e a saúde no Rio de Janeiro (1920-1940).
William de Souza Martins
Possui graduação e mestrado em história pela UFF e doutorado em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor adjunto de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da UFRJ. Tem experiência no ensino superior de história, com ênfase em História do Brasil, nos períodos colonial e imperial e História Moderna. No que tange às atividades de pesquisa, já trabalhou com as seguintes temáticas: Igreja Católica - ordens religiosas; ordens terceiras no Rio de Janeiro - história; costumes populares - Rio de Janeiro século XIX.

LANÇAMENTO DA



Nenhum comentário: