quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Orquestra À Base de Corda faz show especial para comunidade





No show deste fim de semana, com o pianista André Marques, o grupo de MPB faz apresentação especial para convidados das regionais.





Todos os espetáculos dos grupos musicais da Fundação Cultural de Curitiba, ligados ao Conservatório de Música Popular Brasileira, são antecedidos por uma apresentação especial para convidados das diferentes regionais da cidade. Nesta sexta-feira (26), no Teatro do MON, os convidados terão a oportunidade de assistir ao espetáculo da Orquestra À Base de Corda com a participação do pianista André Marques, integrante do grupo de Hermeto Pascoal e um dos mais talentosos instrumentistas da música popular. Os shows, para o público em geral, acontecem sábado (27), às 20h, e domingo (28), às 19h.

Os convites das apresentações de sexta-feira foram encaminhados para os nove núcleos regionais da Fundação Cultural, onde serão distribuídos para alunos, pais e professores das escolas, pessoas atendidas por instituições assistenciais e frequentadores dos programas sociais da Prefeitura. Muitas vezes, a Fundação e outras secretarias municipais disponibilizam ônibus para o transporte dos convidados. O programa faz parte das ações da Fundação Cultural de Curitiba voltadas à descentralização das atividades culturais.

Neste concerto, o talento de André Marques une-se à sonoridade da Orquestra À Base de Corda. Fazem parte do repertório músicas do próprio pianista que passeiam por diversos ritmos brasileiros (frevo, baião, maracatu e choro), além de composições de Hermeto Pascoal em arranjos especialmente elaborados para o concerto.

André Marques está entre os instrumentistas mais expressivos do Brasil. Nascido em São Paulo, ele hoje atua como professor do Conservatório de Tatuí (SP), que é uma das principais escolas de formação musical do país. Com Hermeto Pascoal fez turnês internacionais, tocou em diversos países e gravou vários CD. Também participa de outros grupos e tem os seus próprios CDs solos, muitos deles premiados.

Os músicos estarão sob a direção do violonista e bandolinista João Egashira, que comanda a Orquestra À Base de Corda desde 2001. O grupo curitibano também é dono de uma rica trajetória na música brasileira atual. Em 2008, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo. O show encerra a temporada da Orquestra À Base de Corda, que este ano contou com o patrocínio do Ourocard.


Serviço: Orquestra À Base de Corda com o pianista André Marques Local: Teatro do MON (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) Data: 26 de novembro de 2010 (sexta-feira) – show gratuito especial para convidados das regionais. 27 de novembro (sábado), às 20h, e 28 de novembro (domingo), às 19h, com ingressos a R$ 10 e R$ 5. Informações: 3350-4400

Nenhum comentário: