quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fundação Dorina recebe Menção Honrosa na quinta edição do Prêmio Viva Leitura

No último dia 19 de novembro, em Brasília, a Fundação Dorina Nowill para Cegos recebeu uma Menção Honrosa na quinta edição do Prêmio Viva Leitura, em Brasília/DF. Iniciativa dos ministérios da Cultura e Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com patrocínio da Fundação Santillana, o Viva Leitura premia a cada ano três trabalhos educativos que incentivam a leitura em todo país.

Há mais de 64 anos, a Fundação Dorina trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de livros braille, falados e digitais acessíveis, bem como programas de reabilitação para pessoas cegas e com baixa visão. A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com visão subnormal acesso ao mundo do conhecimento e informação.

A cada ano são mais de 900 títulos em formatos de leitura acessíveis as pessoas com deficiência visual. As obras são distribuídas gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.300 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. Com uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina hoje é uma instituição reconhecida pela qualidade de seus livros e pelo atendimento ao deficiente visual.

O VivaLeitura tem um característica importante que é o esforço de cada um dentro do seu projeto. São experiências que estão lá na ponta e que tem a oportunidade de serem propagadas para outras localidades.

Os vencedores:
Além da Menção Honrosa, foram premiadas iniciativas em três categorias. No quesito Escolas Públicas e Privadas o vencedor foi a Cafeteria Sabor Literário, de Parnamirim/RN. O projeto incentiva que os alunos do ensino médio leiam obras das escolas literárias portuguesa e brasileira. Na categoria Bibliotecas Públicas e Privadas o escolhido foi o Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele, de Poços de Caldas/MG. O trabalho promove ações culturais, envolvendo agentes da educação pública da cidade. Na categoria instituições foi premiada a proposta da Universidade Federal do Ceará com o projeto Ler Para Crer: oficinas itinerantes, onde as oficinas e mutirões servem para a criação de bibliotecas comunitárias.

Nenhum comentário: