sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Domingo com música e literatura em parques da cidade



O programa Música nos Parques acontece no Parque dos Peladeiros, enquanto o Parque Barigüi recebe o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros.

No fim de semana, a Fundação Cultural de Curitiba combina descontração e lazer com cultura, promovendo apresentações de música e atividades literárias em espaços urbanos. Neste domingo (14), às 15h30, o Parque dos Peladeiros sedia mais uma edição do Música nos Parques, com a apresentação do Grupo Serenô, enquanto o Parque Barigüi recebe o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, que atenderá das 10h às 18h. Em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar.

Um mergulho no universo do samba de raiz é a proposta do Grupo Serenô, que interpreta composições próprias como resultado de intenso trabalho de pesquisa sonora por todo o Brasil. Roseane Santos (voz e percussão), Marco Filgueiras (cavaco), Eduardo Gomide (voz e violão), Gustavo Proença (voz e percussão), Raphael Araújo (percussão) e Manchinha (gaita ponto) mostram que o samba nunca deixou de ser lamento, celebração dos amores e das dores, das alegrias e das saudades, além de revelar a existência do samba paranaense.

Com três anos de atuação no cenário musical curitibano, o Grupo Serenô une sonoridades vindas das chulas e modas de viola, do maracatu e das cirandas, do samba de roda e do samba de partido, até chegar à forma urbana de fazer samba. O show do grupo, neste domingo (14), integra o programa Música nos Parques, que seleciona as atrações por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura. A quinta edição do programa conta com 13 espetáculos que serão apresentados até o dia 1º de maio de 2011, proporcionando lazer e diversão gratuita para milhares de curitibanos.

Literatura – Neste domingo (14), das 10h às 18h, o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, estará no Parque Barigüi. A iniciativa, que integra o programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba, permite aos frequentadores do parque acrescentar literatura ao seu programa de lazer, mesmo que não tenham levado um livro de casa.

O Biblioparque é composto por um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros, periódicos, ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis. O espaço, que ocupa 200 metros quadrados, funciona todos os domingos, das 10h às 18h, atendendo diferentes endereços. Esta primeira unidade foi patrocinada pela Vivo, que também a responsável pelo gerenciamento da operação até abril de 2011, em parceria com a Fundação Cultural.

A programação inclui sessões de contação de histórias ao longo do dia, distribuição de marcadores de livros, além de pintura em livros de quadrinhos. A empresa também disponibiliza uma tela interativa que dá acesso às sinopses dos livros que podem ser emprestados e dois notebooks para navegação na internet. Junto ao Biblioparque, o público encontra ainda um local para descarte de aparelhos celulares e baterias velhas.

A população tem à disposição 300 títulos, com um total de 900 volumes. Nos próximos meses, o acervo atingirá 1.350 títulos e quatro mil volumes que oferecem uma variada gama de autores, entre eles Machado de Assis, Guimarães Rosa, Gonçalo Tavares, Isabel Allende e Mario Vargas Llosa, que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura 2010, entre muitos outros. A escolha dos livros foi elaborada por uma comissão da Fundação Cultural de Curitiba.

Além da leitura no parque, quem quiser poderá emprestar os livros por 21 dias, de forma simples e sem burocracia. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer das Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural. Além do Parque Barigüi, o equipamento percorre o Bosque do Papa, Parque Tingüi, Parque Bacacheri e Parque São Lourenço.

Serviço:

Música nos Parques

Show do Grupo Serenô

Local: Parque dos Peladeiros (Rua Antonio Moreira Lopes, 328 – Cajuru)

Data e horário: 14 de novembro de 2010 (domingo), às 15h30

Entrada franca

Biblioparque, unidade de empréstimo gratuito de livros que compõe o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

Local: Parque Barigüi

Data: dia 14 de novembro de 2010 (domingo)

Horário de funcionamento: das 10h às 18h

Entrada franca

Em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar

Nenhum comentário: