quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ziraldo e a nossa Turma

NOSSAS HOMENAGENS A ESTE QUE SOUBE SE FAZER RESPEITAR NO HUMOR e NO QUADRINHO. E MAIS QUE ISSO, UM VERDADEIRO DEFENSOR DA LITERATURA BRASILEIRA - não Burra!
Principalmente a infanto-juvenil !
(E.C.)


Ziraldo Alves (nasceu em Caratinga, 24 de outubro de 1932, MG) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores do Brasil.

Ziraldo Alves Pinto passou toda a infância em Caratinga. É irmão do também desenhista, cartunista, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto, seu grande amigo. Estudou dois anos no Rio de Janeiro e voltou a Caratinga, tendo concluído o módulo científico (atual ensino médio). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957. Seu talento no desenho já se manifestava desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas seis anos de idade.

Começou a trabalhar no Jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente no Jornal do Brasil, em 1963. Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores.

Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil. Nos anos 70, a Editora Abril relançou a revista, desta vez, porém, sem o sucesso inicial.
Ziraldo em 2003

Em 1969, Ziraldo recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tablóide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.

Em 1980, lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.

Incansável, Ziraldo ainda hoje colabora em diversas publicações, e está sempre envolvido em novas iniciativas. Uma das mais recentes foi a "Revista Bundas", uma publicação de humor sobre o cotidiano que faz uma brincadeira com a revista "Caras", esta, voltada para o dia-a-dia de festas e ostentação da elite brasileira. Ziraldo foi também o fundador da revista "A Palavra" em 1999.

Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas Private Eye da Inglaterra, Plexus da França e Mad, dos Estados Unidos.


A Turma do Pererê -
365 dias na Mata do Fundã
o
Ziraldo Alves Pinto



Páginas: 112
Formato: 19,0 x 27,5 cm

A Turma do Pererê surgiu na década de 1960 e foi a primeira revista em quadrinhos feita por um só autor com personagens brasileiros. Inspirada nos índios, animais e personagens das lendas e do folclore brasileiro, esta criação do cartunista e escritor Ziraldo foi escolhida em 2006, no Salão Internacional de Banda Desenhada de Portugal, como uma das 100 melhores histórias em quadrinhos do século XX.







A Turma do Pererê -
As manias do Tininim
Ziraldo Alves Pinto


Páginas: 112
Formato: 19,0 x 27,5 cm

Este livro traz as melhores histórias em quadrinhos do valente e generoso índio da tribo Parakatoka, melhor amigo do Pererê, que é craque no arco-e-flecha, campeão de natação em rio de piranha, mas tem mania de ter manias. Entre uma aventura e outra é possível saber como o esperto Tininim conseguiu cada um dos dentes de jacaré do seu colar.




A Turma do Pererê
- Coisas do coração
de Ziraldo Alves Pinto


Páginas: 112
Formato: 19,0 x 27,5 cm

Ver o luar sobre a Mata do Fundão é tão lindo que é difícil não se apaixonar. Coisas do coração de Ziraldo apresenta as histórias em quadrinhos mais românticas e divertidas que aconteceram na Mata do Fundão e os criativos e, às vezes indecifráveis, bilhetes e cartinhas de amor, que os apaixonados da Turma andam trocando entre si.






UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: