segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Laerte lança HQ infantil


Carol

Laerte

32 p. / 20 X 26 cm /



A Editora Noovha América lança em parceria com o selo Sete Luas, no próximo dia 24 de outubro, domingo, às 16h00, na Livraria da Vila, Carol, novo livro com histórias em quadrinhos dedicadas ao público infantil, do Laerte. O livro conta muitas aventuras da menina Carol, uma personagem criada pelo cartunista. A Livraria da Vila fica na rua Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena em São Paulo, telefone (11) 3814.5811.


A personagem Carol está sempre aprontando alguma com o Gabriel e a sua turma de amigos. A primeira história do livro se chama O Grito!!! A Carol está no banheiro, sentada na privada e tem um lápis preso na orelha. Olha para o papel higiênico e começa a puxar o papel e a desenhar nele. Vai puxando e desenhando, puxando e desenhando até que o papel acaba. Olha para o rolo vazio, vira para a porta e grita - Mãe! Acabou o papel!!!

Tem outra história no livro que se chama Mães! A Carol está saindo de casa correndo para brincar na rua e sua mãe grita: - Carol! Onde você pensa que vai?!! - Você não vive dizendo para eu brincar lá fora, não? - Mas não pelada desse jeito. E a mãe vai vestindo a Carol com blusa, cachecol, gorro, bota... - Agora você pode ir... - Desistiu? Mas a Carol já tinha escapado pelo meio daquele monte de roupas e saiu correndo de shorts e camiseta para brincar na rua.


"Comecei a desenhar uma página para a revista ZÁ! em 1997, a que chamei de "O GRITO". Consistia numa série de tiras, com personagens infantis. A Carol apareceu numa dessas tiras e achei que era uma garota encantadora. Tive vontade de fazer mais histórias com ela. Acabei ocupando toda a página com uma aventura só da Carol e de seus amigos. A revista ZÁ! não existe mais" conta o Laerte sobre a criação da Carol. Sobre criar para o público infantil, Laerte diz: O modo de inventar é igual (para o público adulto), porque estou criando, de fato, para mim mesmo. No entanto, tenho que levar em conta o que é de cada idade - não faz sentido fazer para crianças uma narrativa que se baseia na experiência de um adulto. Já o vice-versa pode funcionar."


O AUTOR
Laerte Coutinho nasceu em 10 de junho de 1951. Entrou na Universidade de São Paulo em 1969, para cursar a Escola de Comunicações Culturais, mais tarde Comunicações e Artes. Fez música, jornalismo, mas não terminou nenhum dos cursos. Começou a publicar no jornal do Centro Acadêmico e em 1972 fundou, com outros, a revista Balão, de quadrinhos. Em 1975 fundou, também com amigos a Editora Oboré, para atender as necessidades na área de comunicação dos sindicatos de trabalhadores. Colaborou com revistas e jornais, como Veja, Isto é, Folha de São Paulo, O Estado de S Paulo, O Pasquim e muitos outros. Fez histórias em quadrinhos nas revistas Chiclete com Banana e Circo, onde apareceram pela primeira vez os Piratas do Tietê. Já fez textos para TV e desenha para o jornal Folha de S. Paulo e também para o suplemento infantil do jornal, a Folhinha.

UM LANÇAMENTO



***

Nenhum comentário: