sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Judas, o bem amado


Judas, o bem amado
de Gerald Messadié


Páginas: 266

Teria sido Judas o único discípulo a realmente conhecer Cristo?

A comoção provocada pela descoberta do Evangelho de Judas, em 2005, continua viva, apesar da grande quantidade de comentários que gerou. Afinal, como seria possível que o apóstolo cujo nome, durante 20 séculos, foi sinônimo da mais infame traição se transformasse de repente em herói, fazendo com que até mesmo o Vaticano viesse a debater o assunto? Em Judas, o Bem-Amado, romance bíblico instigante, Gerald Messadié responde essas perguntas e revela segredos escondidos durante séculos.

Para tal, apoia-se nos escritos: os Evangelhos canônicos, os textos bíblicos e os da exegética moderna. Com isso, esclarece áreas obscuras, mentiras e contradições muitas vezes repetidas — por exemplo, com relação à Última Ceia ou às derradeiras palavras de Cristo. Pela primeira vez, revela o motivo da recíproca hostilidade entre o clero de Jerusalém e Jesus: os versículos do Deuteronômio que, sem ambiguidade, declaram que o Deus de bondade, que foi o de Jesus, não é o Deus Criador.

Judas será sempre um personagem fascinante. Seu caminho espiritual ao seio dos doze apóstolos e sua concepção do mistério e pessoa de Jesus, assim como as razões que o levaram a entregar seu mestre, dificilmente serão totalmente desvendados pela humanidade. Contudo, o obstáculo diminui sob a pena hábil de Messadié, que descreve um retrato íntimo e tocante do apóstolo controvertido, aproximando-o do leitor por meio de seus pensamentos, sentimentos, sua miséria e seus sofrimentos.

A ligação espiritual que unia Judas a seu mestre é tão forte, que ele recebeu na própria carne as feridas da flagelação e da crucificação. Segundo uma leitura difundida do Evangelho de Judas, foi Jesus quem lhe teria ordenado entregá-lo.

Com erudição e inquestionável talento de romancista, Messadié investe contra o dogma e enfoca um personagem eminentemente romanesco, dedicado a seu Mestre e arrastado às gemônias, porém crucial para a história do cristianismo. É um terreno conhecido que os íntimos de Messadié percorrerão com Judas o Bem-Amado. Mas a diversão está assegurada.

um lançamento





Nenhum comentário: