quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Espetáculo “O Som dos Meninos Quietos” une a literatura e a música








A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo lítero musical “O Som dos Meninos Quietos”, de 15 a 17 de outubro. O projeto foi idealizado pela artista plástica Selma Maria e pelo músico Jean Garfunkel e tem a participação dos músicos Joana Garfunkel, João Paulo Amaral e Sérgio Bello. A canção popular, a contação de histórias e a infância sertaneja são os atalhos para percorrer as veredas literárias de João Guimarães Rosa.



“O Som dos Meninos Quietos” funde música e literatura, focando a infância criativa da criança sertaneja, que inventa os próprios brinquedos e usa e abusa da imaginação. Selma Maria resgata esse jeito de brincar, pois a criança do sertão, distante dos grandes centros, desenvolve uma capacidade de improvisação e criatividade raras na infância urbana. O espetáculo coloca o menino e a menina no papel de protagonistas de suas próprias brincadeiras.



A pesquisa literária sobre a infância na obra de Guimarães Rosa foi a inspiração para a criação de “O Som dos Meninos Quietos”, cujo nome se origina da declaração do escritor: “Ainda hei de escrever um pequeno tratado de brinquedos para meninos Quietos”. O show desmistifica a figura de Guimarães Rosa, mostrando-o como o menino do sertão: quieto, imaginativo, inventor de histórias e de brinquedos.



As canções e textos originais, que complementam o clima de brincadeira, ilustram de maneira poética e divertida a aventura cotidiana da criança do sertão em seu eterno brinquedo de imaginar.



Guimarães Rosa - João Guimarães Rosa nasceu em 1908, em Minas Gerais. Médico, diplomata e escritor, Guimarães Rosa é um divisor de águas na linguagem da literatura brasileira. O autor modernizou a ficção do regionalismo brasileiro pelo trato dado à língua, voltado especialmente para o sertão. A linguagem é extremamente valorizada nas suas obras, pois representa a “fala do povo”, que unida à sua erudição o permitiu brincar e recriar a língua portuguesa. A inovação lingüística pode ser apreciada em diversas obras do autor. “Sagarana” (1946) introduziu a prosa inventada misturando as heranças europeias e indígenas. “Corpo de Baile”, composto de sete novelas, é de 1956. Inicialmente “Grande Sertão: Veredas” seria uma das novelas de “Corpo de Baile”, no entanto, tomou tal proporção que se tornou uma obra singular e das mais importantes na língua portuguesa. “Grande Sertão: Veredas” conta a história de um sertanejo em suas andanças pelo sertão brasileiro. “Primeiras Estórias”, de 1962, traz 21 narrativas que tratam dos segredos da existência humana. Guimarães Rosa faleceu em 1967, deixando obras em vida e póstumas.



Selma Maria - Artista plástica e arte–educadora, Selma Maria pesquisa há mais de cinco anos os brinquedos e brincadeiras da infância sertaneja, tão presentes na obra de Guimarães Rosa. A pesquisa resultou no livro “Um Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos”.



Jean Garfunkel - Cantor, compositor e publicitário. Tem quatro discos lançados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, e músicas gravadas por vozes importantes da MPB. Jean integra o grupo de estudos sobre a obra de Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que detém o acervo do autor. Como letrista trabalhou com parceiros ilustres como: Léa Freire, Sizão Machado, Mozart Terra, maestro Moacyr Santos, maestro Júlio Medáglia e o violonista Yamandú Costa. Suas músicas em parceria com seu irmão Paulo foram gravadas por vozes importantes da nossa MPB , tais como: Elis Regina (“Calcanhar de Aquíles”), Maria Rita (“Não Vale a Pena”), Margareth Menezes (“Desabalada”), Renato Braz (CD “Por toda a vida”, com 12 músicas, todas da dupla), Pena Branca e Xavantinho (“Mazzaropi”).


Ficha Técnica


Concepção: Selma Maria e Jean Garfunkel

Composições: Jean e Paulo Garfunkel

Textos e adaptações: Selma Maria

Músicos: Jean Garfunkel, Joana Garfunkel, João Paulo Amaral e Sérgio Bello



Serviço



Música: O Som dos Meninos Quietos

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: De 15 a 17 de outubro

Horário: sexta 19h e sábado e domingo 17h

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: