quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mariana Baraj se apresenta na Série Solo Música






Revelação da música popular argentina na CAIXA Cultural Curitiba







O Teatro da CAIXA apresenta, no dia 28 de setembro, a cantora e percussionista Mariana Baraj. Revelação da música popular argentina, a artista incorpora um repertório folclórico clássico latinoamericano e mostra novos timbres e texturas que emergem de uma fusão de estilos.



Mariana estudou canto com Liliana Vitale, Gabriela Torres, Íris Guiñazú, Nora Faiman e Mirta Braylan. Estudou percussão com Pocho Porteño, Horacio Lopez, Andrea Alvarez, Norberto Minichilo, Carlos Rivero e Facundo Guevara. Foi indicada duas vezes ao Prêmio Gardel, em 2005, e ganhou o Prêmio Clarin na categoria Revelacion de Folklore.



Possui quatro CDs solo: “Lumbre” (2002), “Deslumbre” (2005), “Margarita y Azucena” (2007) e “Churita” (2010), este último com composições próprias. Mariana Baraj tem participações especiais em discos de Aristimuño Lisandro, Horacio Gómez, Liliana Herrero, Pepi Taveira Cuarteto, Nuria Martinz, Claudia Puyó e Bernardo Baraj Quinteto, entre outros artistas argentinos.



A artista já fez turnês pela Argentina, Brasil, Espanha, Japão, Alemanha e Eslovênia. Dirige junto a Marcelo Baraj o Cantaloop, espaço de expressão musical para crianças e adultos, em Buenos Aires. Mariana Baraj mostra pela primeira vez em Curitiba o seu show solo. Ela esteve na cidade em outras duas oportunidades, para apresentações e como professora de percussão da Oficina de Música.



Solo Música



O Solo Música apresenta um recital por mês, sempre às terças-feiras, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.



A Série não privilegia um gênero musical definido, mas a diversidade cultural em solo, promovendo assim uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.



A temporada 2010 do Solo Música já trouxe aos palcos da CAIXA Cultural Curitiba Toninho Ferraguti, Luhli, Ravi Justin Freeman, Alberto Marsicano, Fernando Deddos, Fernando Deghi e Pierre Hamon.



Serviço



Série Solo Música – Mariana Baraj – Voz e percussão

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 28 de setembro

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h e sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: