quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Goethe-Institut São Paulo promove mesa redonda com Cristoph Türcke



Em sua vinda ao Brasil o filósofo alemão lança ainda as obras "Sociedade Excitada – Filosofia da Sensação" e "Filosofia do Sonho"


Professor de Filosofia da Academia de Artes Visuais em Leipzig e autor de diversas obras importantes sobre a teoria da sociedade, Christoph Türcke lança os livros Sociedade Excitada – Filosofia da Sensação (Editora Unicamp) e Filosofia do Sonho (Editora Unijuí), e participa de mesa redonda, no dia 9 de setembro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo. Compõem a mesa Eduardo Guerreiro Brito Losso, professor de Teoria da Literatura da UFRRJ, e Oswaldo Giacóia Júnior, professor do departamento de Filosofia da Unicamp.

Türcke estudou Teologia e Filosofia nas Universidades de Göttingen, Tübingen, Zurique e Frankfurt. De 1991 a 1993, foi professor visitante do curso de Filosofia na Universidade Federal Porto Alegre e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Colaborador da revista Spiegel e Merkur e autor de mais de quinze livros, sua obra é uma das mais singulares renovações atuais da Teoria Crítica na Alemanha. Recebeu por suas obras o Prêmio Sigmund Freud em 2009. No Brasil, publicou O louco: Nietzsche e a mania da razão (Vozes, 1993).

Em Sociedade Excitada – Filosofia da Sensação (2010), Türcke analisa a transformação da sensação em uma forma de intuição do ser humano moderno, em um padrão de comportamento e em um foco de uma sociedade inteira. Em Filosofia do Sonho (2008), Türcke aborda a importância do sonho e aponta, que sem ele, o ser humano não teria se tornado quem é e ainda descreve o processo psicológico de desenvolvimento humano e como ele proporcionou o surgimento dos primeiros vestígios da cultura.

Além de participar da mesa redonda em São Paulo, o professor dará aulas e conferências em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belém a convite da Unicamp, UERJ e UFRRJ.

Goethe-Institut São Paulo

Instituto Cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut está presente em 91 países com a missão de promover o conhecimento da língua alemã no exterior e fomentar o intercâmbio cultural internacional. Em São Paulo, o Goethe-Institut organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais que apresentam a cultura alemã e promovem o diálogo intercultural. O Goethe-Institut São Paulo é aberto ao público e está situado na Rua Lisboa, 974, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone 3296-7000 ou no sitewww.goethe.de/saopaulo

SERVIÇO

Mesa redonda com Cristoph Türcke, Eduardo Guerreiro Brito Losso e Oswaldo Giacóia

Lançamento dos livros Sociedade Excitada – Filosofia da Sensação (editora Unicamp) e Filosofia do Sonho (Editora Unijuí)

Data: 9 de setembro, quinta-feira, às 19h

Local: Goethe-Institut São Paulo– Rua Lisboa, 974 - Pinheiros

Entrada franca

Tel. (11) 3296-7000

www.goethe.de/saopaulo

Nenhum comentário: