terça-feira, 10 de agosto de 2010

“Brasileirinho - Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”



Estrelas do longa-metragem homônimo se apresentam no Teatro da CAIXA

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 15 de agosto, o show “Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”, que reúne estrelas do longa-metragem homônimo. Trio Madeira Brasil, Yamandú Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes, Henrique Cazes, Beto Cazes, Marcos Suzano, Jorginho do Pandeiro, Rui Alvim e Pedro Miranda são os músicos que sobem ao palco nesta extraordinária apresentação.



Assim como no roteiro do filme, o show será conduzido pelo grupo Trio Madeira Brasil, que convidará os artistas ao palco. Alternando-se em diversas formações, os músicos tocarão desde clássicos do choro, como “Assanhado” (Jacob do Bandolim), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), “Carinhoso” (Pixinguinha/ João de Barro) e “Machucando” (Adalberto de Souza) a composições contemporâneas, como “Choro Louco” (Yamandu Costa) e “Choro da Bisa” (Zé Paulo Becker). O diferencial deste espetáculo é a união inédita de músicos com carreiras independentes, mas que ganham força com a comunhão musical que o choro propicia.



No filme “Brasileirinho”, o diretor finlandês Mika Kaurismaki mostra a alma e a vitalidade do choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, e seu papel no cotidiano social do Rio de Janeiro. É também o primeiro longa-metragem a mostrar a nova e promissora geração de músicos brasileiros que está conquistando salas de concerto e casas noturnas, com uma inovadora roupagem do choro.



Marcello Gonçalves, além de um dos anfitriões do Trio Madeira, fez a direção musical do filme. O músico quis mostrar a diversidade existente dentro do gênero e, por isso, a seleção vai de chorões típicos a novos nomes contemporâneos. “Queria mostrar nesse filme essa coisa ampla do choro, ter artistas do choro profissional, do choro mais camerístico, do choro mais jazzístico, do choro mais cantado e do contemporâneo... A idéia básica era essa, tentar reunir artistas dos vários estilos dentro de um mesmo gênero”, afirma Marcello.



Trafegando entre o tradicional e o moderno, este gênero musical vive hoje um verdadeiro renascimento, empolgando públicos de todas as idades e classes sociais. A magia e paixão desta música serão mostradas em toda sua opulência no show na capital paranaense. “Brasileirinho” já foi mostrado em mais de 30 países, participou de festivais, e foi exibido em circuito de cinema e televisão, sempre aclamado pelo público e pela mídia.





Ficha Técnica



Músicos: Trio Madeira Brasil

(Marcello Gonçalves – violão 7 cordas, Zé Paulo Becker – violão e Ronaldo do Bandolim – bandolim)

Yamandu Costa – violão 7 cordas

Zé da Velha – trombone

Silvério Pontes – trompete

Henrique Cazes - cavaquinho

Beto Cazes – percussão

Marcos Suzano - pandeiro

Jorginho do Pandeiro – pandeiro

Rui Alvim – clarinete

Pedro Miranda - voz

Direção Musical: Marcello Gonçalves





Serviço



Música: “Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: Sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: