sexta-feira, 23 de julho de 2010

A viola brasileira de Fernando Deghi na CAIXA Cultural Curitiba






A Série Solo Música apresenta o músico paulista





A Série Solo Música apresenta o músico paulista Fernando Deghi, no dia 27 de julho de 2010. A viola brasileira, também chamada de viola caipira ou sertaneja, é o instrumento que o acompanha na sessão solo no Teatro da CAIXA.



Fernando Deghi é compositor, instrumentista de viola, arranjador, pesquisador e cineasta. Trabalha com a pesquisa etno-musical da viola e suas origens e desenvolve um importante trabalho na divulgação do instrumento, explorando as suas diversas possibilidades e, sobretudo, as afinações possíveis. Desde 2003, Fernando Deghi começou a aparecer na mídia europeia, e hoje soma concertos em pelo menos 14 cidades de Portugal e também na Espanha. Participou do Festival D’Ille de France, no ano do Brasil na França. Em 2005 participou do 4X Brasil ao lado de Hermeto Pascoal, Francis Hime, Renato Borghetti e Zeca Collares.



Em outros projetos, participou como ator e músico na novela “Escrava Isaura” e como compositor para a trilha sonora da novela “Bicho do Mato”, ambas da Rede Record. É autor dos livros “Viola brasileira e suas possibilidades” (2001), “Ensaios para a viola brasileira” (2003), “Iniciação a arte da viola brasileira (2007), “Brasil das Ibérias” (2010) e “Ensino à distância de viola”. Possui três CDs gravados: “Violeiro Andante” (2000), “Brasil Violado” (2004) e “Brasil das Ibérias” (2010)



O músico tem um trabalho voltado especificamente para a viola brasileira, que descende das violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão, tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é menor e com diversos tipos de afinação. O instrumento é popular especialemente no interior do Brasil, sendo um dos simbolos da música popular brasileira. A característica que destaca a viola dos demais instrumentos de corda é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, originando um som forte e sem distorções. A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas dispostas em 5 pares.



Série Solo Música



A Série Solo Música consiste na apresentação de um recital por mês, em que são exibidas apresentações raras. Os artistas trazem para o projeto instrumentos dificilmente mostrados em outras programações culturais.



A série apresenta novidades nesta temporada do projeto. Os músicos apresentarão palestras e workshops como extensão do evento, ultrapassando o limite do show e disseminando conhecimento e informações. Esta é a segunda temporada e já participaram Toninho Ferraguti (sanfona), Luhli (violão e voz), o inglês Ravi Justin Freeman (canto difônico e kora), Alberto Marsicano (sitar) e Fernando Deddos (eufônio).



Serviço



Série Solo Música – Fernando Deghi – viola brasileira

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 27 de julho

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a quinta, das 12 às 19h, sexta, das 12 às 21h, sábados das 16 às 21h e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: