segunda-feira, 19 de julho de 2010

A simplicidade e a intensidade de “In On It” em Curitiba


Enrique Diaz dirige Emilio de Mello e Fernando Eiras no Teatro da Caixa





O Teatro da CAIXA traz à capital paranaense o espetáculo “In On It”, que fica em cartaz de 23 a 25 de julho. Dirigida por Enrique Diaz, a peça apresenta uma narrativa em espiral em que dois grandes atores (traduza-se Emilio de Mello e Fernando Eiras) assumem dez identidades diferentes.



Depois de desconstruir clássicos em seus mais recentes, e premiados, espetáculos (“Ensaio.Hamlet” e “Gaivota – tema para um conto curto”), o ator e diretor Enrique Diaz se debruçou sobre “In On It”, obra do autor canadense Daniel MacIvor. O espetáculo foi descoberto por Diaz numa viagem a Nova Iorque. “Quando vi a peça em Nova Iorque, anos atrás, achei-a interessantíssima: alguma coisa incompleta, mas que seduzia pela maestria no jogo dos níveis de interpretação e pela metalinguagem. Dois atores, atuações complexas e um universo poético muito sensível. Anos mais tarde, fui com “Ensaio.Hamlet” para o Under The Radar Festival, festival de artes onde o Daniel MacIvor se apresentou no ano seguinte. A partir daí comecei a costurar a possibilidade de montar a peça no Brasil”, conta o diretor.



Em “In On It” existem três diferentes realidades, que se intercambiam e se relacionam: a peça, o espetáculo e o passado. A peça é a história de Ray, o espetáculo é a discussão entre os dois personagens acerca da peça e da relação entre eles e o passado fala de como a relação entre os dois personagens se iniciou e se desenvolveu. Uma sensação de mistério permeia o espetáculo, pois ao todo dez personagens ganham vida na pele de Emilio e Fernando. “É um exercício, um jogo de dois, uma trama de cenas”, explica Enrique Diaz.



A concepção de cenário é desnudar o teatro, deixando-o com as paredes descobertas, duas cadeiras, um casaco esportivo cinza, um lenço e um molho de chaves. A ambientação é indicada por uma iluminação diferente para cada realidade. “A história é a base do que acontece em cena, mas não necessariamente tem que ser entendida de forma exata pelo público. O autor diz isso no texto de apresentação. O público é convidado a compor a história que quiser ou puder”, esclarece Diaz.



“In On It” ganhou, pela temporada carioca de 2009, os Prêmios Shell de Melhor Direção e Ator e ainda os Prêmios APTR/RJ de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Ator.



Enrique Diaz



Fundador e diretor da Cia. dos Atores e do Coletivo Improviso. Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, Shell, Sharp, APCA, Qualidade Brasil, PRIME Bravo e APETESP. Dirigiu peças como “Melodrama”, "As Três Irmãs", "Nada de Pânico", “O Bem Amado”, “Ensaio.Hamlet”. Como ator faz trabalhos em teatro, cinema e televisão, entre eles os longas "A Casa de Areia", de Andrucha Waddington, e "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, as séries de TV "A Muralha", de Denise Sarraceni e "Filhos do Carnaval", da HBO, dirigida por Cao Hamburger.



Emílio de Mello



Formado como ator pela EAD/SP e pela ECA da USP. Fez com Mauro Rasi as peças “A Estrela do Lar”, “Viagem a Forli” e “Pérola”. Atuou em “Antígona”, “As Três Irmãs”, “O Avarento”, ”Credores” e “Ensaio.Hamlet”. Fez ainda “A Prova”, sob a direção de Aderbal Freire Filho, “K2 - Dois Homens e Uma Montanha”, sob a direção de Celso Nunes, e “Baque”. Fez estágios com Arianne Mnouchkine, Ushio Amagatsu, Yoshi Oida e Anatoli Vassiliev. No cinema, atuou em vários longa-metragens, como “Veja Esta Canção”, “Villa-Lobos – uma vida de paixão”, “Amores Possíveis” e “Cazuza”, entre outros. Recebeu os prêmios Qualidade Brasil como Melhor Ator por “Baque” e o Kikito de Melhor Ator coadjuvante por “Querido Estranho”.



Fernando Eiras



Com mais de 30 anos de carreira, fez espetáculos como “Mahagonny”, de Brecht, “Os Possessos”, “George Dandin”, de Molière e “Uma Estória de Borboletas”. Atuou nos musicais “Nada Além de uma Ilusão” e Pixinguinha. Com Enrique Diaz fez “As Três Irmãs” e “Ensaio.Hamlet”, pelo qual ganhou o Prêmio Qualidade Brasil, em 2004, de Melhor Ator. O ator é indicado três vezes ao Prêmio Shell: por “Noite Feliz”, em 1995, por “Fausto”, em 2003, por “A Noviça Rebelde”, em 2008. Tem uma premiada carreira no cinema, em que se destacam produções de Júlio Bressane, como “Dias de Nietzsche em Turim” e “Filme de Amor”.



Ficha Técnica



Texto: Daniel MacIvor

Tradução: Daniele Ávila

Direção: Enrique Diaz

Elenco: Emilio de Mello e Fernando Eiras

Iluminação: Maneco Quinderé



Serviço Teatro: “In On It” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 23 a 25 de julho Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: