quinta-feira, 8 de julho de 2010

Exposição apresenta fotografias científicas


Exposição apresenta fotografias científicas e visa aproximar a ciência da sociedade por meio de imagens impressionantes

Até o dia 15 de agosto, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte expõe as melhores fotografias da sétima edição do Fotciência”, concurso espanhol dedicado à fotografia científica. A iniciativa tem como objetivo aproximar ciência e sociedade e demonstrar que a ciência está presente no cotidiano das pessoas. Organizada pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas e a Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia, o concurso recebeu 673 fotografias de 300 participantes. Dessas, as 50 melhores estarão expostas em Belo Horizonte, selecionadas pelo valor científico, tanto em termos artísticos quanto na capacidade de expressar o tema.

Na categoria Micro (fotografias de objetos menores ou iguais a 1 milímetro), serão expostas 24 imagens. Destaque para os champignons gerados eletricamente com cobalto em um balde de resina, a cordilheira montanhosa que na verdade são nano-fios de óxido de silício e uma teia de aranha que na realidade é sangue coagulado que recebeu adição de cloreto de cálcio. As outras 26 imagens estão inseridas da categoria geral (objetos com mais de 1 milímetro).

As fotografias são acompanhadas de um texto explicativo, escrito pelos próprios fotógrafos, sobre os assuntos científicos que ilustram.

Ganhadores

María Salud Sánchez Márquez e Íñigo Zabaldecoa venceram na categoria Geral com a fotografia Endófitos (imagem anexa). Os endófitos são fungos não patogênicos que colonizam plantas e, em alguns casos, podem até ser benéficos. Em segundo lugar na categoria Geral, o segundo prémio foi para Xavier Patiño com a foto Grande Telescópio Canárias (imagem anexa), que retrata uma visita a um dos maiores telescópios do mundo, situado em La Palma.

Como em 2010 se comemora o Ano internacional da Biodiversidade, o concurso abriu essa categoria e premiou a fotografia Canto de sirenas , de Nicolás Sánchez-Biedma, sobre os peixes-boi da Flórida.

Serviço

Exposição Fotciencia

Local: Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16, 2º andar, Serra.

Data: 1º de julho a 15 de agosto.

Horário para visitação: De segunda a sexta, de 9h às 19h.

Aos sábados, de 9h às 14h.

Informações: (31)3789-1600

Entrada franca

Nenhum comentário: