segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bienal do Livro de SP mira sustentabilidade e premia estandes com melhores práticas

Instalações que se destacarem no conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão reconhecidas pela organização da feira

A 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo está se preparando para reduzir impactos ao meio ambiente ao adotar práticas sustentáveis desde a fase de montagem, passando pelo período de realização da feira (entre 12 e 22 de agosto de 2010), e chegando ao momento de desmontagem das estruturas, que ocuparão 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Para isso, aderiu ao Evento Responsável, programa de gestão e marketing ambiental desenvolvido pela consultoria Reciclagem. O programa prevê o uso responsável do Pavilhão de Exposições do Anhembi, gestão do público visitante, destinação adequada dos resíduos produzidos durante o evento, controle da poluição ambiental e consumo responsável de água e energia.

Pela iniciativa, está sendo entregue aos participantes da feira um Manual de Sustentabilidade ao Expositor, com dicas sobre as atitudes e ações esperadas de quem estará no evento. O documento dá exemplos da importância de se manter uma comunicação adequada com as empresas montadoras de estandes, para que as melhores práticas sejam adotadas na instalação dos mesmos, pensando-se, sempre, nos princípios universais dos três erres (3R´s): reduzir, reutilizar e reciclar.

Trata, da mesma forma, de dicas simples, como a que aborda a escolha de brindes, que devem ser produzidos com materiais reciclados e/ou recicláveis, que sejam duráveis, funcionais e tenham caráter informativo ou educativo.
Também está prevista a promoção da gestão adequada dos resíduos produzidos ao longo da feira, incluindo a coleta seletiva de materiais e a destinação orientada desses resíduos.
Ao longo do evento, uma equipe de auditores avaliará os impactos ambientais provocados. Com base nessas auditorias, e em dados fornecidos pelos expositores, será calculada a emissão equivalente de carbono na atmosfera, a ser neutralizada pelo plantio de mudas de árvores.
Ao final do evento, os estandes que promoverem o melhor conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão premiados com um troféu pela organização da feira. Serão premiadas quatro categorias: “Megaestande”, acima de 120 metros quadrados; “Estande de Grande Porte”, de 90 metros quadrados a 119 metros quadrados; “Estande de Médio Porte”, com dimensão entre 50 metros quadrados e 89 metros quadrados; e “Estande de Pequeno Porte”, com até 49 metros quadrados.

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado – RXAM.

A Bienal do Livro 2010

Uma programação cultural rica e diversificada, composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias é o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

Nesta edição, novos formatos, grande interatividade e a presença de conceituados escritores brasileiros e autores internacionais vão formar a grade mais pluralista dos 40 anos de evento.
Para enriquecer a programação, a organização da Bienal do Livro convidou conceituados profissionais para serem curadores das atividades culturais. Em 2010, a programação focará quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem o objetivo de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro – com reflexos imediatos à cidadania.

A Bienal do Livro ocupará uma área de 60 mil metros quadrados (o equivalente a quase oito campos de futebol) do Pavilhão de Exposições do Anhembi e a expectativa é reunir 350 expositores do Brasil e de fora, que representam mais de 900 selos editoriais.
Terceiro maior evento do gênero do mundo – os dois maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim –, a Bienal do Livro chega em 2010 a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, juntas, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período. Assim, além da diversificada oferta de livros de qualidade e de todos os segmentos, vale enfatizar que a feira oferece uma programação cultural ampla e variada desenvolvida especialmente para despertar o gosto pela leitura em todas as faixas etárias e classes sociais.

Vale ressaltar que o primeiro dia da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (12 de agosto) estará reservado à visitação exclusiva de profissionais do mercado editorial. Para o público em geral, o evento estará aberto, portanto, a partir do dia 13 e até o dia 22 de agosto.

Serviços disponíveisPara garantir maior conforto e segurança a visitantes e expositores, a promotora tem disponível no próprio evento alguns serviços, como posto médico, praça de alimentação, sala de imprensa, espaço das redes sociais, serviço de táxi, traslado Metrô-Pavilhão/Pavilhão-Metrô, guarda volumes, viagem e hospedagem.

Mais Informações:

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data: 12 a 22 de agosto de 2010
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Nenhum comentário: