terça-feira, 13 de julho de 2010

“2 Números” desvenda os enigmas do homem neste mundo



O teatro de animação em dose dupla na CAIXA Cultural Curitiba





O Teatro da CAIXA apresenta, de 16 a 18 de julho, o espetáculo “2 Números”, composto pelas peças “Cama de Gato” e “De Dentro”. As montagens buscam a renovação do teatro de animação e se constroem como delicadas coreografias interpretadas com o auxílio de objetos, máscaras e um pequeno boneco. A ideia é aproximar o teatro de animação de outras linguagens, como a dança e as artes visuais.



A pesquisa, realizada pela companhia Teatro Portátil, durou cerca de oito meses. O diretor Alexandre Boccanera conta que o teatro de animação trabalha sem o texto e, portanto, utiliza outras maneiras para contar a história. “A pesquisa no teatro de animação busca identificar as possibilidades cênicas e os tipos de movimentação que se pode ter na peça. O trabalho em cima da música também é minucioso, pois é o fio condutor de toda dramaturgia”, explica o diretor.



A primeira peça, “Cama de Gato”, remete a tradicional brincadeira homônima. Em cena, três atores vestindo máscaras animam um fio de algodão e desenham figuras e formas pelo espaço. As imagens criadas transmitem ao público uma mensagem lúdica de um mundo em busca da própria forma. No segundo momento é apresentada a peça “De Dentro”, que trata da presença do homem no mundo. É a história de um intrépido boneco que quer conhecer os seus manipuladores e desvendar o ambiente ao seu redor.



O teatro de animação é um trabalho muito original e o principal desafio para o ator é se colocar em um plano de neutralidade. “O ator tem que dividir a cena com elementos, no caso os bonecos e a máscara, que chamam mais atenção do que ele. Além, de ser um trabalho que exige muito, pois os elementos constituem figuras muito delicadas”, afirma Boccanera.


Teatro Portátil



Criada em 2005, a companhia Teatro Portátil é formada por Alexandre Boccanera, Flavia Reis e Julia Schaeffer. O grupo realiza uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro de animação em um trabalho de reflexão e experimentação que busca aproximar esse teatro às outras linguagens, como a dança, a música e as artes visuais.



A pesquisa iniciou em 2005 com o apoio do programa Bolsa Vitae de Artes e culminou na criação do espetáculo “2 Números”. A montagem foi apresentada em 52 cidades brasileiras e em três festivais internacionais, como o 13° Festival Internacional do Mindelo – Cabo Verde em 2005; o 3º Intercâmbio de Linguagens realizado no Rio de Janeiro em 2005; o 13º Porto Alegre em Cena em 2006; o 16º Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba promovido pelo Teatro Guaíra em 2007; o 20º Festival del Sur realizado nas Ilhas Canárias – Espanha em 2007; o 2º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis; o 13º Festival Internacional de Títeres de Santiago de Compostela – Espanha em 2008, além das temporadas de sucesso no Teatro de Arena da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, em 2008.



Ficha Técnica



Concepção e Direção: Alexandre Boccanera

Intérpretes: Flávia Reis, Julia Schaeffer e Flávio Souza

Produção: Boccanera Produções Artísticas

Realização: Teatro Portátil



Serviço Teatro: “2 Números” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 16 a 18 de julho Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: