quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mês de junho combina com a tradição da Canja de Viola


O som dos violeiros, que todo domingo toma conta do TUC – Teatro Universitário de Curitiba, ganha destaque nas festas juninas.



Os domingos do mês de junho ficam mais animados com o Canja de Viola, um dos mais tradicionais programas de música sertaneja da cidade, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. As festas juninas combinam perfeitamente com o som dos violeiros curitibanos e da Região Metropolitana, que levam ao TUC – Teatro Universitário de Curitiba a verdadeira música de raiz. O encontro começa sempre às 15h e o ingresso custa R$ 2.

Atração de todos os domingos do ano, o programa Canja de Viola transformou o TUC, na Galeria Júlio Moreira (Setor Histórico), numa referência da cultura popular. Com mais de 20 anos de existência, o espetáculo sempre teve casa cheia e revelou talentos da nossa música de raiz. O reconhecimento da importância do programa pode ser medido pela repercussão dos shows, que também aconteceram no Teatro Guaíra e na Ópera de Arame e tiveram apresentações nas cidades de Foz do Iguaçu e Paranaguá.

Criado por Francisco Eduardo Pires Modesto, o Paquito, diretor do TUC por muitos anos e falecido em dezembro de 2004, o Canja de Viola contabiliza a participação de mais de três mil duplas musicais, além de centenas de violeiros de toda a Região Metropolitana. Muitos desses músicos, que iniciaram a carreira no TUC, hoje são convidados para animar festas e comemorações. Paquito atribuía o sucesso da iniciativa à quebra do preconceito em relação às manifestações populares, que estão impregnadas de um profundo valor cultural.



Serviço: Canja de Viola – shows no mês de junho de 2010 Local: TUC – Teatro Universitário de Curitiba (Galeria Júlio Moreira – Setor Histórico) Data e horário: dias 6, 13, 20 e 27 de junho de 2010 (domingos), às 15h Ingressos a R$ 2

Nenhum comentário: