quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dora e o Sol


Dora e o Sol

de Veronica Stigger

Ilustrações de Fernando Vilela

24 p. - 20 x 20 cm


Dora é uma simpática vira-lata que adora dormir de tardezinha, deitada em sua almofada vermelha, coberta pela luz do sol. Mas certo dia, no momento em que o sol começa a se afastar, Dora acorda furiosa. Então se põe a perseguir o sol, pela sala e depois pelo quintal, tentando puxá-lo por seus raios novamente para perto de si.

Dora e o Sol, primeiro livro infantil da escritora Veronica Stigger, é uma história que encanta por sua criatividade e delicadeza, mas principalmente pela poesia que descobrimos a cada página — experiência que as belas ilustrações de Fernando Vilela tornam ainda mais surpreendente.

Lançamento dia 26 de Junho na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915), das 15h às 18h.

Sobre a autora

Veronica Stigger nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001, vive em São Paulo. É escritora, crítica de arte e professora universitária. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade. Além de Dora e o Sol, possui três livros publicados: O trágico e outras comédias (Angelus Novus [Coimbra], 2003; 7 Letras, 2004 [2ª ed., 2007]), Gran Cabaret Demenzial (Cosac Naify, 2007) e Os anões (Cosac Naify, 2010). Seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano. Em 2007, participou da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e do festival literário Bogotá 39, que reuniu os 39 escritores de até 39 anos mais promissores da América Latina.

Sobre o ilustrador

Fernando Vilela nasceu em 1973, em São Paulo, onde mora e trabalha. É artista plástico, designer e educador, com mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo. Tem obras publicadas em mais de seis países, sendo um autor que também ilustra os próprios livros, como Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006), A toalha vermelha (Brinque-Book, 2007) e Le chemin (Éditions Autrement, Paris, 2007). Seus trabalhos já receberam vários prêmios da FNLIJ, Lampião e Lancelote ganhou os Jabuti de melhor livro infantil e melhor ilustração em 2007, e A invenção do mundo pelo Deus-curumim (Editora 34, 2008), com texto de Braulio Tavares e ilustrações suas, recebeu o Jabuti de melhor livro infantil em 2009. Na Itália, ganhou a Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha (Bologna Ragazzi Award, 2007). Como artista plástico, realizou exposições no Brasil e no exterior.Visite o site www.fernandovilela.com.br.

Nenhum comentário: