terça-feira, 11 de maio de 2010

“Tangos e Tragédias” e “Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade”



As caras de Nico Nicolaiewsky expostas pela Caixa Econômica Federal “Tangos e Tragédias” e “Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade” tem patrocínio da CAIXA

A CAIXA apresenta nas próximas semanas duas peças de Nico Nicolaiewsky: “Tangos e Tragédias” e “Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade”. Com patrocínio da CAIXA, a primeira peça acontece no Teatro Guaíra, de 14 a 16 de maio, enquanto a segunda será realizada no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba, de 21 a 23 do mesmo mês.


Nico Nicolaiewsky, nascido em Porto Alegre em 1957, é pianista, cantor, compositor e humorista. Até 1974 se dedicou ao piano, e posteriormente fundou a banda Musical Saracura, uma das pioneiras no rock regional. Em meados dos anos 80 o rock gaúcho tomava proporções nacionais, período em que estreou timidamente o espetáculo “Tangos e Tragédias”, um duo de violino e acordeom. Nico escreveu músicas para cinema, teatro, além de lançar discos e espetáculos, como “As Sete Caras da Verdade”, lançando inicialmente o CD e depois a peça. Seu trabalho mais recente é o disco solo “Onde Está o Amor?”.



“Tangos e Tragédias” é o show, em todos os sentidos, de Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez. Música, humor, teatro e participação do público são os elementos que tornaram a peça, que estreou em 1984, um clássico. A ficção é construída em torno dos dois personagens: o Maestro Plestkaya (Nico) e o violinista Kraunus Sang (Hique), músicos originários do país inventado chamado Sbornia. Os artistas interpretam músicas do folclore sborniano, canções brasileiras e sucessos da música internacional. É um espetáculo universal por tratar com humor os grandes temas como o amor impossível, a dor-de-cotovelo e outras tragédias do ser humano. A apresentação acontece no Teatro Guaíra, com patrocínio exclusivo da CAIXA.



“Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade” é uma ópera cômica em quadrinhos que satiriza o exagerado e o caricatural do mundo das óperas. Nesta peça, Nico assina o espetáculo e a música, porém não representa. O humor característico do autor é apreciado na peça, cuja história se resume a um matador que descobre um engano ao assassinar a vítima, que lhe sussurra um segredo antes de morrer. A direção cênica, de Maurício Vogue, traz o cenário e figurinos em preto e branco, com o objetivo de retratar a estética dos quadrinhos no palco. A montagem conta com um elenco de quatro músicos, quatro cantores e oito coristas. A escolha dos cantores foi feita tendo em mente não apenas a qualidade musical dos profissionais, mas também sua capacidade de interpretação, com o objetivo de somar à proposta musical-cênica diferenciada deste trabalho.





Serviço Teatro: “Tangos e Tragédias” Local: Teatro Guaíra Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 14 a 16 de maio Horários: sexta e sábado 21h e domingo 20h Ingressos: Consultar bilheteria do Teatro Guaíra. Clientes CAIXA possuem 20% de desconto Classificação etária: Livre para todos os públicos Teatro: “Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 21 a 23 de maio Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: