quinta-feira, 27 de maio de 2010

“A Hora da Estrela” abre projeto Volta às Telas, na Cinemateca

No próximo sábado (29), a Cinemateca de Curitiba inicia o projeto Volta às Telas, que irá exibir filmes importantes para a história do cinema brasileiro e que foram recuperados ou restaurados. A idéia é devolver ao público uma parte da história cinematográfica do país e do estado. O projeto Volta às Telas terá uma exibição ao mês e apresentará clássicos do cinema nacional, inclusive filmes do período mudo do cinema paranaense.

Para iniciar o projeto será exibida cópia recuperada em 35 mm do filme “A Hora da Estrela”, com debate com a presença da diretora do filme Suzana Amaral, da professora e produtora cinematográfica Salete Sirino e da pesquisadora de cinema e professora da USP, Marília Franco. A cópia integra o projeto de recuperação da obra desenvolvido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, financiado pela Petrobrás Cultural.

A recuperação de filmes é uma prática necessária, tendo em vista que, de todos os filmes produzidos até hoje no mundo, foram perdidos cerca de 60%. No Brasil, essa situação é ainda mais grave quando se leva em consideração que só restaram 6% das obras produzidas no período do cinema mudo. Desde sua fundação, em 1975, a Cinemateca de Curitiba tem como um de seus principais objetivos colaborar com os esforços de preservação da memória visual.

Na ocasião haverá o lançamento do número especial do Caderno de Pesquisa do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, que reúne estudos sobre o cinema brasileiro. O livro traz duas pesquisas sobre o cinema paranaense: “Geração 1980 – os percalços do cinema paranaense no governo Collor”, de autoria da jornalista Isadora Raquel Rupp, que trata das dificuldades encontradas pelos cineastas paranaenses devido às políticas de governo implantadas pelo governo de Fernando Collor de Mello, entre elas a falta de verbas destinadas ao fomento à cultura e o fechamento da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme); e “As muitas vidas de Valêncio Xavier”, da jornalista e pesquisadora de cinema Solange Straube Stecz e da jornalista Ana Pellegrini Costa, uma homenagem ao fundador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008.

A Hora da Estrela - A Hora da Estrela é a adaptação de uma novela de mesmo título de Clarice Lispector. Dirigido por Suzana Amaral e lançado no ano de 1985, foi premiado nacional e internacionalmente. Situa-se basicamente na história de Macabéa, uma moça pobre, virgem e nordestina que se muda para o Rio de Janeiro, “cidade toda feita contra ela”, em busca de melhores condições de vida. O filme recebeu seis prêmios no Festival de Brasília de 1985, inclusive o de melhor filme e melhor direção para Suzana Amaral. Além de ser premiado no Festival de Havana de 1986 e ganhar o Urso de Prata para Marcélia Cartaxo no Festival de Berlim de 1986.



Serviço:

Lançamento do projeto Volta às Telas – debate e exibição de “A Hora da Estrela”, com a presença da diretora Suzana Amaral.

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174).

Data: 29 de maio de 2010 (sábado), às 20h.

Entrada franca

Nenhum comentário: