quarta-feira, 19 de maio de 2010

Concerto da Camerata comemora 300 anos do nascimento de Pergolesi

Com regência de Emílio De Cesar, a Camerata apresenta em seu próximo concerto, neste fim de semana, uma das principais obras do compositor barroco italiano Giovanni Pergolesi.



A obra “Stabat Mater”, composta em 1736, está no programa que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana, em comemoração aos 300 anos de nascimento do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), um dos expoentes da música barroca. Sob o comando do maestro convidado Emílio De Cesar, a Camerata apresenta-se às 20h de sexta-feira (21), na Igreja Bom Jesus, e às 18h30 de sábado (22), na Capela Santa Maria. O espetáculo integra a temporada 2010 de apresentações da Camerata, patrocinada pela Volvo.

O “Stabat Mater” é um poema católico do século 13 que trata do sofrimento de Maria, mãe de Jesus, durante a crucificação. O poema foi musicado por muitos compositores e a versão de Pergolesi é uma das mais executadas. A Camerata também vai apresentar uma versão do poema em canto gregoriano masculino, de autor anônimo.

O programa se completa com duas peças para oboé – o Concerto para Oboé em Ré menor, de Alessandro Marcello (1669-1747), e Gabriel’s Oboe, de Ennio Morricone (1928). Nessas duas composições, a Camerata conta com a participação do oboísta Arcádio Minczuk, integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1981. Minczuk estudou nos Estados Unidos e atualmente é professor de oboé e de música de câmara na Universidade Estadual Paulista e no Conservatório de Tatuí (SP).

O maestro Emílio De Cesar é natural do Rio de Janeiro, formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília (1975). Fez curso de aperfeiçoamento no Robert Schumann Institut, em Dusseldorf (1979-1981). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros e diretor artístico da Associação Cultural e Educacional de Brasília. É o regente titular do Coral Evangélico de Brasília. Emílio De César foi regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Goiás. Tem regido várias orquestras no Brasil e no exterior.



Serviço:

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Emílio De Cesar, com participação do oboísta Arcádio Minczuk, dentro da temporada 2010 de concertos patrocinada pela Volvo.

Data e horário: 21 de maio de 2010 (sexta-feira), às 20h

Local: Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa)

Entrada franca

Data e horário: 22 de maio de 2010 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: