quinta-feira, 15 de abril de 2010

Universidade Falada lançou mais 17 títulos



No dia 08 de abril na Livraria Cultura do Conjunto Nacional a Universidade Falada, editora focada no mercado de audiolivros lançou mais 17 títulos que agregaram-se ao seu acervo existente. Foram eles :

* O que é Marxismo, de Paulo Ghiraldelli
* Nietzsche Apaixonado, de Paulo Ghiraldelli
* Direito Condominial e de Vizinhanca , de Michel R. Wagner
* Contos Africanos, de Julio e Debora D'zambê
* Contos de Todo o Mundo, diversos autores
* Ciclo da Pretensão, de Kleber Mazziero * Astrologia Arcaica e a Alquimia do Homem - Paideia , Viktor Salis
* A Arte de Viver , Viktor Salis
* A Arte da Comunicação, Thais Alves
* Patativa do Assaré, o Poeta e o Jornalista , de Assis Ângelo
* Salmos de Davi, rei Davi,
* Utopia, de Thomas More
* O Principe, de Maquiavel
* Contos Fantásticos, de Julio Verne
* Contos de Sherlock Holmes,de Conan Doyle
* Fedon, de Platão
* O Banquete , de Platão

Com presença de mais de 200 convidados e entusiastas dos “audiobooks”, os autores presentes autografam seus títulos. Julio e Debora D’Zambê brindou os convidados com uma pequena audição ao violão e flauta. Na ocasião o Dr. Cláudio Wulkan, idealizador da Universidade Falada salientou para a imprensa presente o crescimento do segmento no mercado editorial brasileiro e explicou que como difusor de cultura busca ainda a ação social onde reverte 10% do seu faturamento para duas entidades filantrópicas, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) e o Ten Yad, instituição beneficente que atua no combate à fome e à miséria. www.tenyad.org.br .

A Empresa
Perto de completar quatro anos a Universidade Falada, editora focada no mercado de audiolivros, além de transpor clássicos da literatura nacional e universal para arquivos em áudio, CD e MP3, também produz conteúdo próprio. A Universidade Falada foi a primeira no mercado de audiolivros a oferecer a possibilidade de fazer o download das obras para MP3, por meio do seu portal na Internet , www.universidadefalada.com.br .

O objetivo do empreendimento, segundo seu idealizador, o médico dermatologista Dr. Cláudio Wulkan, é difundir cultura e conhecimento, distribuindo conteúdo em áudio com preços acessíveis e facilidade para a aquisição. “A idéia surgiu há oito anos, mas para colocá-la em prática havia duas condições importantes para conquistar consumidores: internet em banda larga com preços razoáveis e a popularização de aparelhos de MP3.”

As obras são produzidas pela Universidade Falada®, em estúdio próprio e com uma equipe de locutores, narradores e dubladores profissionais.

O Acervo
Uma grande diversidade de temas são oferecidos ao público – arte, filosofia, história, finanças, gastronomia, geopolítica, astronomia, esportes, música, religião e teatro, entre outros – de autoria de acadêmicos e especialistas nas diferentes áreas do conhecimento.

Entre os livros de autores brasileiros que já foram gravados em áudio estão: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Visconde de Taunay; Iracema, de José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Espumas Flutuantes, de Castro Alves e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Entre os autores estrangeiros figuram nomes como: Dostoievski, Tolstoi, Kafka, Voltaire, Edgar Allan Poe e Oscar Wilde.


O que é o audiolivro
Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta. Ele se apresenta em suportes diversificados, podendo ser encontrado desde a antiga fita K-7 e CD, além de outros formatos mais modernos como o MP3, o WMA, o Ogg, entre outros. Os audiolivros podem ser gratuitos ou pagos. As versões pagas contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda efeitos sonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a perda da concentração.

Os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários ou profissionais.

“O audiolivro é ideal para pessoas que querem ler, porém, não possuem tempo para tal atividade, para deficientes visuais, para estudiosos que desejam otimizar seu tempo ocioso e para tipos de personalidades que sâo mais auditivas que visuais.”

O Mercado
O mercado norte-americano conta, em 2010, com mais de 50.000 títulos. Na Europa, os alemães são os maiores entusiastas e consumidores de audiolivros, principalmente em formato de rádio novelas.

Nenhum comentário: