quarta-feira, 14 de abril de 2010

Programa da Prefeitura incentiva o hábito da leitura entre os curitibanos

Os terminais de ônibus vão ter Estações da Leitura para empréstimo de livros aos usuários do transporte coletivo. Essa é uma das ações do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.


A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançam na próxima sexta-feira (16) um grande programa na área de literatura para incentivar o hábito da leitura na população. O programa Curitiba Lê engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Dois eventos marcam o lançamento – a abertura da Casa da Leitura Paulo Leminski, na CIC, às 10h, e a inauguração da primeira Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho, às 12h.

O prefeito Luciano Ducci e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, participam da inauguração da Casa da Leitura, que será marcada por performances literárias, declamação de poemas de Paulo Leminski por uma aluna do Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro e contação de histórias pelo educador Lucas Buschle. A filha do poeta, Áurea Leminski, participa da solenidade e também fará leitura de poemas. Viapiana abrirá, em seguida, a Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho. Na ocasião, atores vestidos de personagens literários vão interagir com o público.

“Os índices de leitura no Brasil são baixos. Com o Curitiba Lê queremos contribuir para reverter essa situação, eliminando barreiras e deixando o livro mais perto dos leitores”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana. Além da criação de novos espaços, o Curitiba Lê engloba outras atividades de incentivo ao hábito de ler, como as oficinas literárias e os ciclos de leitura. “Essas atividades procuram orientar o leitor, incentivar o gosto pelos livros e mostrar a literatura como fonte de lazer e reflexão”, afirma Viapiana.

O lançamento do Curitiba Lê é acompanhado da ampliação do acervo de obras disponíveis em todas as unidades. A lista de livros adquiridos foi avaliada e validada por uma comissão formada pelos escritores e críticos literários Paulo Venturelli, Rogério Pereira, José Castello, Affonso Romano de Sant’Anna, Jason Prado e Eliana Yunes.

Empréstimo gratuito e sem burocracia - A rede de 13 Casas da Leitura localizadas em diversos bairros de Curitiba, mais as Estações de Leitura que serão implantadas nos terminais de ônibus estão entre as principais ações do Curitiba Lê. A Casa da Leitura Paulo Leminski, na CIC, é a terceira a ser aberta, mas todas as outras bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba também ampliaram seus acervos, receberam melhorias físicas e estão sendo transformadas em Casas da Leitura. As primeiras inauguradas foram a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, no Parque Barigüi, e a Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço.

A implantação da Estação da Leitura nos terminais de ônibus é uma iniciativa inédita. Elas funcionam como postos de atendimento para empréstimo de livros, o que será feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar, sem comprovação, o endereço. O sistema não utilizará carteiras de usuários. O procedimento de devolução também é simplificado. O livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Estações ou Casas da Leitura.

A primeira Estação da Leitura a entrar em funcionamento é a do Terminal do Pinheirinho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação terá dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural.

Fazem parte ainda do programa Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias. A Fundação Cultural também promove em seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias. As Casas da Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. Nesse sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários.



Casas da Leitura – endereços e horário de funcionamento:



Casa da Leitura Augusto Stresser

Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço – Fone: 3254-6802

Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Domingos, das 10h às 17h30.



Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

Rua Batista Ganz, 453 – Parque Barigüi – Fone: 3240-1101

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Domingos, das 10h às 17h30.



Casa da Leitura Paulo Leminski

Rua Padre Gaston, s/n° - Cidade Industrial – Fone: 3212-1402

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.



Casa da Leitura Jamil Snege

Terminal da Fazendinha – Rua Carlos Klentz, s/nº - Fazendinha – Fone: 3350-3973

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h



Casa da Leitura Maria Nicolas

Terminal de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardim, 213 – Santa Felicidade – Fone: 3374-5017

Segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h às 18h



Casa da Leitura Walmor Marcelino

Rua Lupianópolis, 12 – Vila Tecnológica – Bairro Novo – Fone: 3298-6319

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h



Casa da Leitura Wilson Martins

Terminal do Carmo – R. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Boqueirão – Fone: 3313-5512

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h



Casa da Leitura Osman Lins

Terminal do Pinheirinho – Av. Winston Churchil, s/nº - Fone: 3212-1514

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h



Casa da Leitura Franco Giglio

Rua Jerônimo Durski, 1039 – Bigorrilho – Fone: 3240-1102

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h



Casa da Leitura Hilda Hilst

Rua Rodolfo Senff, 223 – Jardim das Américas – Fone: 3361-2303

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h



Casa da Leitura Miguel de Cervantes

Praça Espanha – Rua Carlos de Carvalho, s/nº - Batel – Fone: 3321-2821

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 10h às 18h.



Casa da Leitura Nair de Macedo

Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba – Fone: 3296-3312

Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.



Casa da Leitura Dario Vellozo

Praça Garibaldi, 7 – Centro – Fone: 3321-3268

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h



Estação da Leitura Pinheirinho

Terminal do Pinheirinho

Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, sábados das 6h30 às 14h

Nenhum comentário: