segunda-feira, 12 de abril de 2010

Curitiba inspira exposição no Centro de Criatividade



A cidade retratada na arte do mosaico é a proposta da mostra “Tesselas: liberdade de expressão”, que reúne trabalhos de 25 artistas.

Olhar Curitiba em seus detalhes motivou a exposição “Tesselas: liberdade de expressão”, aberta ao público a partir das 8h30 desta segunda-feira (12), no Centro de Criatividade de Curitiba. A mostra, que reúne trabalhos em mosaicos de 25 artistas, é uma homenagem ao 317º aniversário da cidade e foi organizada pelas mosaicistas Patrícia Ono, Fernanda Czelujinski e Adriane Smythe.

O público pode conferir obras artísticas em mosaicos feitos em várias técnicas e com materiais diversos, que mostram todas as possibilidades de compor as tesselas – peças que são fixadas de forma ordenada em uma superfície rígida. Como o próprio nome da exposição revela, os artistas tiveram liberdade para mostrar em seus trabalhos as cores, o clima e a arquitetura de Curitiba, num registro temperado com muita inventividade e talento.

A escolha do Centro de Criatividade para abrigar a exposição destaca o local que é referência para o desenvolvimento de muitas expressões artísticas. O espaço oferece variados cursos, entre eles escultura, mosaico, cerâmica e marchetaria, contando com uma equipe de professores, além de proporcionar exposições e eventos que apresentam ao público a produção de artistas, alunos e mestres. “É gratificante ver os alunos seguirem seus próprios passos. Uma vez orientados, eles podem criar o que quiserem, e sempre me surpreendem com as ideias que surgem na composição das tesselas”, ressalta Patrícia Ono, professoras do Centro de Criatividade e uma das responsáveis pela mostra.


Mosaico – A palavra mosaico é de origem grega e significa “obra paciente, digna das musas”. Digna das musas porque é trabalho de rara beleza, feito com materiais que duram séculos e transmitem um sentido divino de eternidade. Paciente porque exige muita atenção para ser executado.

Formado por fragmentos chamados tesselas, que são colocados e fixados de forma ordenada em uma superfície rígida e unidos por rejunte, é uma arte com registros desde o século VIII a.C. Os gregos e os romanos utilizaram o mosaico em pavimentos, com tesselas de mármore cortadas regularmente. Com a expansão do Império Romano e da arte cristã, o mosaico passou a integrar a decoração de templos e igrejas. A arte bizantina fez com que as tesselas, antes cortadas de forma regular, passassem a ter formas irregulares e fossem colocadas com diversas inclinações, refletindo a luz e proporcionando um realismo impressionante.

O método de construção do mosaico não sofreu alterações significativas ao longo dos séculos. Os mosaicistas ainda preparam tesselas que são assentadas com algum tipo de adesivo. A grande mudança ocorrida desde o tempo dos romanos fica por conta dos materiais. O mosaico, inicialmente usado apenas na arquitetura, passou a revestir todo e qualquer tipo de objeto.

Atualmente, o mosaico alia idéias inovadoras à beleza das técnicas tradicionais. Nenhum mosaico é idêntico ao outro, pois cada trabalho oferece a oportunidade de criação individual ao incorporar a criatividade nascida do desafio de vencer os limites impostos pela dificuldade no manuseio e corte dos diversos materiais empregados.

Fazer mosaico é uma forma de expressão individual, na qual o mosaicista cria e executa a obra para sua satisfação pessoal, sem compromisso com regras pré-estabelecidas, podendo criar, misturar, encontrar objetos, reciclar materiais, fazer qualquer coisa que se possa imaginar. Mas mesmo com essa liberdade de criação, existem técnicas que devem ser seguidas, assim como materiais, bases e adesivos adequados para cada situação.

Participantes da exposição “Tesselas: liberdade de expressão”:

1. ADEMIR PAIXÃO
2. ADENILSON CUER
3. ADRIANE SMYTHE
4. BEA PEREIRA
5. CELITA ALBERTI DOS SANTOS
6. CARMEM LEAL
7. CLÁUDIA LORENZATO
8. CINTIA CIMBALUK
9. ELIANA BORN TENIUS
10. FERNANDA CZELUJINSKI
11. FERNANDO ROSEMBAUM
12. FERNANDO VARELLA
13. JOSEMERE MEIRA
14. JUREMA RIBEIRO
15. LILIA WONS
16. MAGALY FLORIANO
17. MARIA INÊS MILANO
18. NEZILDA VIEIRA HOLTMAN
19. PATRICIA ONO
20. REGINA ARAÚJO
21. RENATA FERIAN
22. ROSÂNGELA KUSMA GASPARIN
23. SANDRA BRANDÃO
24. STELLA MARIS GARAGNANI
25. VERA LÚCIA ROMANO SALGADO

Serviço: Exposição “Tesselas: liberdade de expressão” Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço) Data: de 12 de abril a 30 de maio de 2010 Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 20h30. Aos sábados, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Entrada franca

Informações pelo telefone (41) 3313-7192

Nenhum comentário: