sexta-feira, 16 de abril de 2010

A convite das palavras

A convite das palavras - motivações para ler, escrever e criar

de Jorge Miguel Marinho


Projeto gráfico: Rex Design

228pp.


Livro convida os interessados na arte da palavra para um diálogo informal, inquietante e até poético sobre a Literatura

Novo título do premiado escritor Jorge Miguel Marinho, este lançamento traz um conjunto de artigos, ensaios e crônicas que pontua e revela a singularidade, as motivações e os atrativos do texto literário e da arte dos escritores, à luz do território da educação. Com experiência de professor de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira por mais de trinta anos nos ensinos fundamental, médio e superior e de autor de mais de trinta livros especialmente destinados a crianças e jovens, Jorge Miguel Marinho aproximou estes dois domínios e se revela neste estudo centrado nas práticas de leitura e produção de textos como um sensível cronista da Educação, apostando que a leitura, a escrita e a criação podem caminhar juntas e igualmente contribuir para que o discurso pedagógico e o ensino sejam mais lúdicos, num harmonioso casamento entre conhecimento e prazer.

A convite das palavras - motivações para ler, escrever e criar faz parte de uma série de livros da Editora Biruta, que tem como tema a educação e como maior preocupação a formação de leitores literários. Além deste lançamento, a editora já publicou desta série, Poesia na Escola - 12 receitas do professor Jeosafá, três volumes de Jeosafá Fernandes Gonçalves e A formação do leitor literário em casa e na escola, de Caio Riter. "Convidamos autores-professores que, por sua experiência de vida profissional, fossem capazes de pensar na formação do leitor literário e nos obstáculos que encontra o professor de ensino fundamental e médio para desenvolver uma programação diferenciada, tendo em vista a literatura como material privilegiado para dar mais "sentido" à vida e mais norte a Educação", comenta Eny Maia, diretora da Editora Biruta.

O AUTOR
Jorge Miguel Marinho
nasceu no Rio de Janeiro e foi morar em São Paulo. Fez Letras e Mestrado na USP, é professor de Literatura, coordenador de oficinas de criação literária, roteirista e ator. Escreve peças e adaptações para o Teatro, tem vários livros publicados e ganhou alguns prêmios. Pelo livro Na curva das emoções (Editora Melhoramentos) recebeu o Prêmio APCA. Por O cavaleiro da tristíssima figura (Editora Ática), o Prêmio Jabuti; e por Lis no peito (Editora Biruta) o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil de 2006. Além do lançamento A convite das palavras - motivações para ler, escrever e criar e do premiado Lis no peito, Jorge Miguel já publicou pela Editora Biruta os livros, Adivinha o que tem dentro do ovo... , A visitação do amor, Na curva das emoções, A maldição do olhar, Uma história e mais outra e mais outra.

um lançamento

Nenhum comentário: