sábado, 24 de abril de 2010

“CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano”


Projeto “Chopin, o poeta do piano” chega a Curitiba

O ator Fernando Eiras, a pianista Linda Bustani e a cantora lírica Carolina Faria estão no espetáculo que acontece na Capela Santa Maria, nesta segunda (26).

O ano de 2010 marca as comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do grande compositor polonês Fryderyk Chopin (1810 – 1849), o primeiro poeta do piano e signo do “Grande Romantismo” do século 19. Para comemorar a data, o Comitê Chopin 2010 traz a Curitiba o projeto “CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano”, que estreou com enorme sucesso em fevereiro, no Rio de Janeiro, e agora será apresentado nesta segunda-feira (26), às 20h, na Capela Santa Maria. Na terça-feira (27), às 19h, a Biblioteca Pública do Paraná sedia palestra multimídia sobre Chopin.

Criado e dirigido pela pesquisadora Eli Rocha, “CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano” engloba concerto-cênico, exposição iconográfica e palestra multimídia. O espetáculo na Capela Santa Maria reúne o ator Fernando Eiras (Prêmio Shell de Melhor Ator de 2010), a premiada pianista Linda Bustani e a jovem mezzo-soprano Carolina Faria, que acaba de retornar de turnê pela França.

O concerto-cênico tem como protagonista a música de Chopin, interpretada pela pianista Linda Bustani e pela cantora Carolina Faria. Elas dão vida à obra do compositor, ancoradas na experiência cênica de Fernando Eiras. O ator dialoga com o repertório musical e encena trechos de cartas e diários, que contam a nostalgia da pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a ruptura do noivado com Maria Wodzinska e, o momento mais marcante da sua vida, a paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida como George Sand.

A pesquisadora Eli Rocha escolheu para o repertório obras do compositor, pouco tocadas, como Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2 e opus 69 nº 1, Noturno opus 27 nº 2, Scherzo nº 3, Prelúdio nº 2 e as Variações Brilhantes opus 1, além de três canções do álbum das Melodias Polonesas opus 74, para canto e piano, raramente ouvidas no Brasil.

O crítico musical Rodolfo Valverde encerra a programação com a palestra intitulada Bate-Papo com Chopin, que acontece às 19h de terça-feira (27), na Biblioteca Pública do Paraná. A vida e a obra do genial compositor polonês serão amplamente comentadas no encontro, que também conta com exibição multimídia de apresentações dos maiores intérpretes da atualidade. A palestra completa-se com a exposição de 15 painéis compostos por 32 fotografias e reproduções – algumas inéditas no Brasil – de pinturas, desenhos, gravuras, partituras, documentos e objetos, cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.

O projeto “CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano” integra o programa oficial das celebrações internacionais do Ano Chopin, com o objetivo de mostrar ao mundo a imagem da Polônia de hoje, através da música do compositor polonês. Recebeu o apoio do Ministro da Cultura e da Herança Nacional da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, da Embaixada da República da Polônia no Brasil, do Consulado Polonês em Curitiba e do Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.

Para o Embaixador da República da Polônia, Jacek Junosza Kisielewski, “Fryderyk Chopin é motivo de grande orgulho para os poloneses. Nós o consideramos não apenas o mais importante compositor nacional, como também um dos personagens mais marcantes da milenar história da Polônia. Artista cuja obra pertence à herança cultural da humanidade.”

Serviço: Projeto “CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano” Data: dia 26 de abril de 2010 (segunda-feira), às 20h – Concerto-cênico com a participação de Linda Bustani (piano), Carolina Faria (mezzo-soprano) e do ator Fernando Eiras. Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível). O dinheiro e os alimentos arrecadados irão para as vítimas dos desabamentos no Rio de Janeiro. Data: dia 27 de abril de 2010 (terça-feira), às 19h – “Bate-papo com Chopin”, palestra multimídia com o crítico Rodolfo Valverde e exposição de fotografias e reproduções cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia. Local: Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133. Entrada franca

Nenhum comentário: