quinta-feira, 1 de abril de 2010

CAIXA Cultural Curitiba promove oficina infantil de cinema


A CAIXA Cultural traz a Curitiba a oficina infantil “Meu Pequeno Cinema”, de terça (06) a quinta (08). A oficina foi desenvolvida para apresentar às crianças, de sete a quinze anos, o mundo do cinema. O projeto aborda de maneira lúdica o universo das imagens em movimento e dos brinquedos ópticos, além de contar a trajetória da sétima arte, e foi criado pelo pesquisador de cinema Luis Carlos Pavan e pela mestre em comunicação e semiótica, Careimi Ludwig Assmann.



As imagens sempre foram objeto de curiosidade do homem, que com o desenvolvimento da humanidade buscou meios de registrá-las. Inicialmente a reprodução das cenas capturadas pelos olhos era feita pela pintura, evoluindo para a fotografia e finalmente para as imagens em movimento, por meio de aparelhos e instrumentos que originaram a criação do cinema, em 1895.



A maioria das pessoas conhece o cinema apenas nas salas espalhadas pelos shoppings e centros de lazer e não tem a menor ideia do surgimento e do processo evolutivo. “A fascinação do cinema afeta a toda a população em seu último nível: os filmes prontos. As pessoas vão ao cinema mas não têm ideia do processo de desenvolvimento do cinema até os dias de hoje. A ideia com esta oficina é mostrar o início de toda a história do cinema, é descer um degrau para mostrar a técnica e o fazer artístico”, explica Careimi, uma das coordenadoras do projeto.



Voltada para as crianças, a oficina vai tratar especificamente sobre os brinquedos ópticos. Além de aprender a teoria, os alunos irão montar um instrumento com as próprias mãos para criar uma imagem em movimento. “Decidimos focar a oficina nas crianças, para que elas possam entender o porquê desta curiosidade do ser humano. Além de conhecer como se deu o surgimento das técnicas, as crianças irão vivenciar a experiência do fazer artístico para entender toda a fantasia do cinema”, completa Careimi.



Os brinquedos



Os brinquedos ópticos são a origem da sétima arte, pois sem a criação destes curiosos instrumentos o cinema dificilmente teria surgido. Serão apresentados nas oficinas o taumátropo, o fenaquitoscópio, o flip book e o praxinoscópio.



Todos os brinquedos dependem do movimento para a criação de uma imagem contínua. O taumátropo, por exemplo, combina figuras diferentes de cada lado do papel e quando colocado em movimento as figuras se unem, criando uma terceira imagem. Taumátropo, do grego, significa milagre do movimento e foi criado em 1825 pelo Dr. William Henry Fitton. Já o fenaquitoscópio consiste em um disco com imagens que, em movimento, passa a impressão de ação continuada dos desenhos e surgiu das mãos de Joseph-Antoine Ferdinand Plateau, em 1831.



Com um formato diferente, o flip book foi criado por John Barnes Linnettm, em 1868, e é também conhecido como “cinema de dedo”. Na forma de um livreto, engloba uma coleção de imagens organizadas sequencialmente e quando folheado reproduz uma sequência animada manualmente. Com mais recursos tecnológicos, em 1892, o francês Émile Reynaud inventou o Praxinoscópio. O aparelho era um tambor de espelhos que projetava imagens de personagens desenhados que pareciam estar em movimento.



Serviço Cinema: Oficina “Meu Pequeno Cinema” Local: CAIXA Cultural Curitiba Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 06 a 08 de abril Horários: de terça a quinta - das 09h às 12h ou das 14h às 17h Ingressos: Entrada franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: Crianças de 07 a 15 anos. www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: