quinta-feira, 1 de abril de 2010

Brincadeiras na hora do recreio



São apenas 20 minutos por dia, mas para as crianças é tempo suficiente para criar suas próprias convenções, regras e brincadeiras. O recreio é o momento em que elas têm autonomia para decidir e protagonizar sua própria diversão, distante do olhar dos adultos e com liberdade para expressar seus códigos infantis.

Este momento do intervalo na vida escolar foi a inspiração para o documentário Brincantes, de Nélio Spréa e Elisandro Dalcin, que recebeu o apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura do Município de Curitiba em 2009 e agora ganha sua 2a edição, com lançamento na Cinemateca de Curitiba no dia 05 de abril.

O trabalho é fruto de uma extensa pesquisa de Mestrado realizada pelo educador e músico Nélio Spréa em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba com crianças de 3 a 11 anos. Elaborado em parceria com o fotógrafo e documentarista Elisandro Dalcin, Brincantes lança um olhar afetivo sobre as relações e a dinâmica que se estabelece entre as crianças no horário do recreio, de que forma surgem as novas brincadeiras e como as tradicionais são reformuladas. Dos jogos de mãos às coreografias improvisadas, da mãe polenta ao polícia e ladrão, o documentário não apenas observa a prática destas atividades, mas, principalmente, dá voz às crianças e privilegia o argumento da infância.

Brincantes traz ainda um livro encartado ao DVD, no qual Nélio Spréa discute a construção dos saberes e da identidade das crianças, incentivando a busca pelo elo que cada adulto tem com a sua própria infância.

Serviço:

Lançamento do documentário Brincantes

Data: 05 de abril

Horário: 19h

Local: Cinemateca de Curitiba

Ingresso: Gratuito

Ficha técnica:

GÊNERO: documentário

DURAÇÃO: 25 min.

PESQUISA
Nélio Spréa

DIREÇÃO
Nélio Spréa e Elisandro Dalcin

ROTEIRO
Eduardo Frade Miranda, Elisandro Dalcin e Nélio Spréa

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Elisandro Dalcin

EDIÇÃO E COLORIZAÇÃO
Eduardo Frade Miranda

PRODUÇÃO
Tatyane Ravedutti

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Celeste Fernandez e Pietro Rosa

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Rafael Martins e Mariana Castro

DESIGN DE SOM
Luiz Rafael Puppi e Nélio Spréa

CAPTAÇÃO DE SOM
Roberto Carlos de Oliveira

TRILHA SONORA
Nélio Spréa

FOTOGRAFIA STILL
Sian Ribeiro Sene

DESIGN GRÁFICO
Bruno Pianaro Souto

Nenhum comentário: