quinta-feira, 11 de março de 2010

Blog de jornalistas traz os bastidores do livro sobre os 40 anos da revista Placar

Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn, autores do livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar” – que será lançado pela Primavera Editorial, neste mês –, criaram um blog com fotos históricas e textos inéditos sobre a publicação. De acordo com os jornalistas, o blog Placar Primavera (http://placarprimavera.wordpress.com/) funciona como o “pontapé inicial para um bate-papo sobre a revista, uma pelada entre amigos”. A iniciativa é parte da estratégia de marketing da Primavera Editorial para divulgar a obra e, ao mesmo tempo, reunirá uma comunidade de jornalistas e fãs de uma das principais publicações do Brasil. O blog foi desenvolvido pela Printec Digital.

Os jornalistas e autores do livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar”, Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn, são autores de um blog que promete reunir uma legião de fãs da revista Placar, internautas ávidos por fotos históricas e textos inéditos sobre a publicação esportiva da Editora Abril. No post de estreia do blog Placar Primavera (http://placarprimavera.wordpress.com/) – que tem por título “Vamos fazer uma tabelinha?” – os autores destacam a proposta do espaço virtual: (...) “Aqui está o pontapé inicial para um bate-papo sobre a revista Placar. Bem informal, como deve ser uma pelada entre amigos. Nada de jogada dura, nem canelada. O esquema tático também está dispensado. Queremos ver a alegria de uma boa jogada, de uma tabelinha bem feita, de dribles desconcertantes e de gols. É assim que definimos o universo de Placar.” Desenvolvido pela Printec Digital, o blog é parte da estratégia de marketing da Primavera Editorial para a divulgação do livro e formação de uma nova comunidade virtual de leitores.

O início da publicação e as histórias que permeiam todas as fases de Placar – dividida pelos autores em primeiro e segundo tempo, conforme a periodicidade da publicação – são contados por Chiarioni e Kroehn na publicação, que tem início na década de 1970, época de efervescência no esporte brasileiro com a seleção brasileira desembarcando no México para a conquista do tricampeonato mundial. A capa da primeira edição – que chegou às bancas em 20 de março de 1970 – estampava a foto de Pelé, jogador intrinsicamente ligado aos momentos importantes da publicação esportiva da Editora Abril. Conhecida, até então, como distribuidora oficial das histórias em quadrinho da Disney no Brasil, a editora recriou o amuleto da sorte do pato mais rico do mundo e cunhou uma moeda com a efígie de Pelé para a divulgação do lançamento da revista – ideia de Victor Civita, que escolheu pessoalmente o fornecedor e o escultor. Revestida com o rosto do Rei, a moeda era o brinde aos “sortudos” compradores da Placar. Essas e outras histórias de bastidores são matéria-prima para o livro “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos da Placar” e para o blog.

Para não deixar dúvidas sobre o convite aos aficcionados por jornalismo e esportes, os autores ressaltam no primeiro post: (...) “E você está convidado a jogar conosco, neste time que conta causos divertidos, emocionantes, sérios. Todos eles sem perder a categoria. Vamos falar sobre os bastidores do livro: como foi realizado, os primeiros passos, os personagens, as dificuldades do desenvolvimento, acertos e erros. Nem sempre nessa mesma ordem. Contar com a sua colaboração vai ser imprescindível, afinal, ninguém joga sozinho.”

*

Nenhum comentário: