terça-feira, 2 de março de 2010

Abre a exposição “GOELDI, Luz Noturna” na Galeria da CAIXA


As obras são de Oswaldo Goeldi, um dos maiores xilogravuristas brasileiros

A Galeria da CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 10 de março a 04 de abril, a mostra Goeldi, Luz Noturna. A exposição traz o lado humano de um dos maiores xilogravuristas da arte brasileira, Oswaldo Goeldi. A abertura da exposição acontece no dia 09 de março às 19h30.

A mostra reúne cerca de 60 obras em xilogravura, livros ilustrados, uma cronologia ilustrada do artista, assim como estudos, registros, manuscritos, cartas, documentos, fotos, objetos pessoais e um vídeo sobre a vida e obra do artista, com depoimentos de importantes gravadores como Adir Botelho, Anna Letycia, Darel Valença Lins e Rubem Grillo.

Boa parte desse material é inédita, proveniente do Projeto Goeldi em parceria com a Associação Goeldi, e traz novas e preciosas informações do acervo iconográfico e documental guardado por seus herdeiros. As peças reunidas e restauradas foram organizadas pela curadora Lani Goeldi. O projeto se caracteriza pela singularidade de sua proposta, unindo tanto a parte artística de Goeldi quanto o seu lado humano, que poucos pesquisadores, admiradores e estudantes da arte conhecem.

A curadora reforça ainda que o cunho desta mostra é expor o lado sentimental do homem, o lado verdadeiro e sem fachadas, sem máscaras, descortinado através de sua obra e guardado há muitos anos pela família Goeldi. “A busca constante de entender seu ímpeto em produzir incansavelmente é observar os contrastes do lirismo de sua obra dramática: o dia, a noite, a vida, a morte e a luz noturna. Assim, aqui atuo como uma viajante no tempo, transcendendo a morte e criando um elo entre a gravura e seu maior mestre iluminado apenas por uma pequena luz noturna”, relata Lani Goeldi.

Oswaldo Goeldi (1895–1961)

Gravador, desenhista, ilustrador e professor, Oswaldo Goeldi nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Filho do cientista Emilio Augusto Goeldi e de Adelina Meyer Goeldi, viveu dos seis aos 24 anos na Suíça, no período da 1ª. Guerra Mundial. Nessa época abandonou o curso na Escola Politécnica para se matricular na École des Art et Métiers. Decepcionado com a escola passou a ter aulas com Serge Pahnke e Henri van Muyden. No mesmo ano, 1917, realizou sua primeira exposição individual em Berna (Suíça) quando conheceu a obra do austríaco Alfred Kubin, seu mentor artístico. Na mesma época se tornou amigo de Hermann Kümmerly, com quem fez suas primeiras litografias.

De volta ao Brasil, em 1919, executou trabalhos de ilustrador. Dois anos depois, ao expor no saguão do Liceu de Artes e Ofícios, aproximou-se de pessoas interessadas na renovação da arte. A partir de 1923, dedicou-se intensamente à xilogravura, que conheceu com Ricardo Bandi. Fez trabalhos para revistas, livros e periódicos. Em 1930 lançou o álbum "Dez Gravuras em Madeira", prefaciado por Manuel Bandeira, cuja venda permitiu seu retorno à Europa, onde expôs em Berna e em Berlim.

Por volta de 1932 retornou ao Brasil e começou a experimentar o uso da cor em xilogravuras. Consolidado como ilustrador, expôs na 25ª. Bienal de Veneza em 1950. Ganhou o Prêmio de Gravura da 1ª. Bienal Internacional de São Paulo em 1951.

Cinco anos depois, no MAM-SP, foi realizada sua primeira retrospectiva. A carreira como professor começou em 1952 e, após três anos, passou a ensinar xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes. Sua obra já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha.

Hoje Oswaldo Goeldi é mundialmente venerado no meio artístico e suas obras são matérias de referência no campo da gravura.

Ficha técnica

Curadoria: Lani Goeldi

Projeto e coordenação: Anderson Eleotério

Pesquisa e museologia: Noemi Ribeiro

Fotos Cronologia: Leonardo Fróes

Coleção: Beatrix Reynal e Jacqueline Zalka

Arquivos: Noemi Ribeiro

Produtor local: Paulo Vergolino

Produção executiva: LG Produções Culturais Ltda.

Serviço:


Exposição: “Goeldi – Luz Noturna”

Local: Galeria da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Abertura: 09 de março 19h30

Data: de 10 de março a 04 de abril

Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Entrada franca

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: