sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

THE CACHORRO MANCO SHOW NA CAIXA CULTURAL



A comédia reflete sobre momentos da história luso-brasileira

O Teatro da CAIXA Cultural Curitiba apresenta a comédia “The Cachorro Manco Show”, espetáculo que fica em cartaz de sexta (19) a domingo (21), de autoria do paulistano Fábio Mendes.

"Ração por minha narração" é a pedida do homem-cão interpretado por Leandro Daniel, integrante da companhia Vigor Mortis. Microfone em punho, a estrela com roupa rota tenta convencer a qualquer custo que merece ganhar abrigo e comida na casa de algum dono. O detalhe é que ele atravessa momentos históricos, tem um discurso afiado e inspira-se nos Sermões de Padre António Vieira, refletindo sobre Brasil e Portugal.

A ideia do espetáculo é que o cachorro com jeito de mendigo faça um show próprio para arranjar um prato de comida e, desta forma, “ele assume este lado performático, como numa stand-up comedy, contando a própria história" situa o autor. Uma das características do trabalho de Mendes, premiado como melhor autor pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo – APCA em 2009, é buscar referências no noticiário e também entrevistando pessoas reais e afins aos seus personagens. Neste caso, ouviu mendigos e aproveitou falas e citações singulares, como os trechos dos sermões de Padre António Vieira.

"É um texto muito instigante acerca do universo dos excluídos. E alude à situação de quem faz teatro também. Nós nos identificamos muito facilmente com essas figuras, sempre à margem", avalia o diretor Moacir Chaves. Para o ator Leandro Daniel "a marca do personagem é o comportamento animal, permissivo, que é descoordenado, uiva, chora, mostrando seu desequilíbrio... Transformar isso num sermão é altamente interessante, divertido. É um riso constrangido, toca fundo em feridas, mas ele pode fazer isso por ser excluído".

Carregado de um humor ácido, o espetáculo foi o vencedor do 2º Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antonio José da Silva. Centenas de textos concorreram ao prêmio, realizado pela Funarte e pelo Instituto Camões, em torno da obra do Padre António Vieira. A premiação contempla o patrocínio do espetáculo e a publicação do livro homônimo.
Ficha Técnica
Texto: Fábio Mendes

Atuação: Leandro Daniel Colombo

Direção: Moacir Chaves


Serviço: Teatro: “The Cachorro Manco Show” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 19 a 21 de fevereiro Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: