quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Astronomia: palestra sobre a origem do Universo


A palestra

Em setembro do ano passado, Sueli Viegas lançou o livro No início dos tempos, destinado ao público juvenil. Nele, a astrônoma encara o desafio de explicar a formação do universo para leigos e principalmente para pequenos cientistas.

Agora, ela chama professores e educadores para falar sobre a experiência de transmitir conceitos complexos e avançados em linguagem simples, bem-humorada e saborosa aos alunos em sala de aula, para “atiçar a imaginação, a criatividade e fazê-los pensar conceitos tão modernos de astronomia, física, química e biologia”.

Sueli falará ainda da importância de apresentar aos alunos as descobertas efetuadas a partir do século XX e que mudaram radicalmente a concepção do universo dos nossos antepassados. Um material que complementa perfeitamente o que é dado no ensino médio e fundamental, que normalmente privilegia os astros mais próximos, em particular planetas, satélites e sol.

A autora

Sueli Viegas, professora titular do Departamento de Astronomia da USP, é doutora em Astrofísica pela Universidade de Paris VII, foi chefe do Departamento de Astronomia da USP, assessora do CNPq e da Capes, pesquisadora visitante em várias universidades do exterior, representante brasileira na Rede Latino-americana de Astronomia, coordenadora do Núcleo de Excelência Galáxias: Formação, Evolução e Atividade e do Núcleo de Pesquisa em Astrofísica da USP. Foi agraciada com o prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq.

Livro e evento da

Nenhum comentário: